Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Plano do Ciesp aponta soluções para indústria regional

Custo da energia elétrica e furtos de cabos e a falta de mão de obra qualificada aparecem como principais problemas no setor

03 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Plano, apresentado aos empresários na sede do Ciesp Sorocaba, também elenca os principais desafios das indústrias estabelecidas na região de Sorocaba
Plano, apresentado aos empresários na sede do Ciesp Sorocaba, também elenca os principais desafios das indústrias estabelecidas na região de Sorocaba (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Um Plano de Desenvolvimento Regional, elaborado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) -- Regional Sorocaba -- apontou vocações, obstáculos e soluções para a indústria na região. A iniciativa foi apresentada no dia 26 de julho para 150 pessoas, entre empresários e lideranças locais. O custo da energia elétrica, furtos de cabos de energia e telecomunicações e a falta de mão de obra qualificada aparecem como os principais problemas a ser combatidos para o incentivo do setor. O responsável pelo estudo na cidade foi o economista Renato Corona.

A divulgação do Plano aconteceu durante reunião plenária do Ciesp Sorocaba, que celebrou os 73 anos da diretoria regional da entidade. O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), e o secretário municipal da Fazenda, Marcelo Regalado, participaram do encontro.

De acordo com o Ciesp Sorocaba, o projeto se baseou em pesquisas feitas com empresários que apontaram as principais “dores” da indústria local, considerando cenários como os da mão de obra, infraestrutura, logística, energia, telecomunicações, saneamento básico, recursos hídricos, coleta de lixo, sistema financeiro, segurança pública e fornecedores.

O custo de energia elétrica apareceu em primeiro lugar entre os obstáculos enfrentados pela indústria. O problema foi apontado por 65,8% das empresas, seguido de furtos de cabos de energia e de telecomunicações, que representam 34,1% das queixas. A ausência de mão de obra qualificada também surgiu como um gargalo entre 28,9% dos empresários que participaram da pesquisa, embora muitos reconheçam pouco ou nenhum relacionamento com instituições de ensino como Senai, Fatec, universidades ou centros de pesquisa.

Além dos indicativos das empresas, o Plano também indica sugestões de melhorias para o setor na região de Sorocaba, entre elas a aposta na indústria de manutenção e reparação de aeronaves, alimentação e na produção têxtil. O Ciesp pretende, ainda, incentivar a utilização da “Inteligência de Mercado” -- ferramenta disponível no site da instituição com o objetivo de analisar novos mercados e buscar parceria para o desenvolvimento de projetos -- e mobilizar empresas para aderirem ao programa Jornada de Transformação Digital -- treinamento desenvolvido para atender micros e pequenas empresas.

De acordo com o Ciesp, a iniciativa faz parte de um projeto-piloto da entidade que visa realizar estudos regionalizados sobre situações apontadas pelos empresários. O Plano será usado como modelo para outras regionais do Estado de São Paulo. “Este estudo mostra como as empresas que já estão em Sorocaba podem se desenvolver ainda mais e como nós podemos atrair investimentos e algumas cadeia de valor para Sorocaba e região”, disse Rafael Cervone, presidente do Ciesp.

“Sorocaba é um piloto do que o Ciesp pretende levar para todas as regiões do Estado”, acrescentou Erly Domingues Syllos, diretor do Ciesp Sorocaba.

O estudo completo pode ser consultado na sede do Ciesp em Sorocaba, localizada na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260, no Alto da Boa Vista. (Da Redação)