Tetravalente
Pesquisa testa vacina contra gripe em 140 bebês de Sorocaba
Uma das 11 clínicas selecionadas para testar o imunizante está em Sorocaba e recruta bebês e crianças gratuitamente
Está em teste o ensaio clínico de fase 3 da nova vacina contra o vírus da gripe: a tetravalente, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Diferente da vacina disponível nos postos de saúde, a formulação da tetravalente possui proteínas de cepas de um vírus a mais do Influenza em sua composição, portanto, protege contra quatro cepas, ao invés de três.
O objetivo da pesquisa é avaliar em um grande número de pessoas a eficácia do imunizante, que já teve sua segurança e imunogenicidade comprovadas em etapas anteriores.
Em Sorocaba, está localizada uma das 11 clínicas selecionadas para testar a vacina tetravalente: o Centro de Pesquisa Martti. A clínica está recrutando bebês e crianças para tomar gratuitamente o novo imunizante.
As pessoas já podem encontrar a vacina tetravalente no mercado, porém somente em clínicas particulares. Com os resultados da pesquisa, que está sendo efetuada, o mesmo imunizante poderá ser distribuído gratuitamente para a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é de que a vacina já esteja disponível em 2024, conforme explica o médico especialista em alergia e imunologia do Centro, Marttin Antila.
O teste realizado em Sorocaba será feito com a participação de 140 bebês. Um quarto dos bebês receberá a vacina trivalente -- a mesma disponível no SUS --, enquanto o restante tomará a tetravalente. No final do experimento, quando for revelada aos médicos qual vacina foi aplicada em determinado grupo, aqueles que receberam o imunizante que protege somente contra três cepas poderão tomar a dose da vacina tetravalente para complementar a imunização.
Além disso, de acordo com Antila, todos os gastos para participar do teste, como transporte e alimentação, serão reembolsados aos pais e responsáveis. “É importante dizer que a criança irá receber a mesma vacina que já é oferecida nos serviços privados, com a segurança garantida pelo Butantan”, diz.
Podem participar do exame crianças saudáveis com idade de 6 a 35 meses. Elas devem ser levadas à clínica de duas a três vezes, onde haverá coleta de sangue. Não podem participar crianças prematuras ou que tenham nascido com 2,5 quilos ou mais.
Também não podem participar aquelas que tomaram a vacina contra a gripe na campanha atual ou nos últimos seis meses. Além disso, não é recomendado que crianças com histórico de alergia a ovo, proteína de frango ou componentes da vacina façam parte do estudo.
Os interessados em conhecer os critérios e participar da pesquisa devem entrar em contato com o Centro de Pesquisa Martti pelo telefone (15) 3519-4909 ou 99110-7781. A clínica está localizada na rua Duque de Caxias, 119, na Vila Leão. (Luís Felipe Pio - programa de estágio)
Galeria
Confira a galeria de fotos