Pesquisa mostra comércio de Sorocaba animado com o Dia dos Pais
Pesquisa da Acso estima que vendas crescerão em torno de 9% na comparação com o ano passado
As vendas do comércio de Sorocaba para o Dia dos Pais deste ano, a ser comemorado no dia 13 de agosto, devem crescer entre 8,5% e 9,5% em comparação com o ano passado. A previsão consta de pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso), em parceria com a Athon Ensino Superior. Lojistas confirmam a perspectiva de aumento. Para tentar consolidá-la, os empresários investem em diversas estratégias a fim de atrair a clientela, como variedade de itens e promoções.
O levantamento, realizado entre 24 e 27 de julho, ouviu 187 consumidores sorocabanos. Os entrevistados foram divididos nas classes socioeconômicas A, B, C e D/E, conforme o Critério Brasil adotado pela Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep).
Entre os participantes, 55,8% disseram ter comprado presentes para os pais em 2022 e, neste ano, 54,7% já se decidiram pela compra, enquanto 18,6% ainda estão indecisos. A maior parte (61%) irá escolher os produtos apenas na semana de comemoração da data e 27%, na véspera. Até o momento, somente 12% já efetuaram as aquisições.
Segundo o estudo, os entrevistados comprarão, em média, dois presentes, sendo que a maioria irá presentear mais de uma pessoa. Além dos pais, companheiros e esposos também serão contemplados. Ainda de acordo com a pesquisa, 49,2% farão as suas compras pela internet; 47,6%, em shoppings; 30,2%, nas lojas do Centro; e 11% irão a comércios de bairro.
Em relação ao tipo de presente, 55,6% dos consumidores optarão por itens de vestuário e/ou calçados, seguidos por produtos de cuidados pessoais e perfumes (31,7%), ferramentas (12,7%), eletroeletrônicos (9,5%), dentre outros. O tíquete médio deverá ser de R$ 165, semelhante ao valor médio de R$ 161 registrado em 2022. O levantamento também mostra que o cartão de crédito será o método mais utilizado para pagamento (48%). Em seguida, vêm cartão de débito (36%) e Pix (13%).
Pós-pandemia
Para o economista da Acso, Roque Pinto de Camargo Neto, de 35 anos, a previsão de alta nas vendas está relacionada, principalmente, à recuperação da economia frente aos efeitos da pandemia de Covid-19. Segundo ele, os danos gerados pela crise sanitária ao setor em geral vêm diminuindo gradativamente. Com isso, as pessoas passam a sentir essa melhora diretamente nas suas finanças.“Elas vão ganhando mais confiança para poder gastar um pouco mais”, explicou. O especialista diz que o tíquete médio esperado para o Dia dos Pais comprova isso. “É um valor alto para a data”, apontou.
De acordo com Camargo Neto, o aumento da oferta de opções de crédito aos clientes por parte dos bancos, devido aos juros altos, também deve impulsionar o consumo.
Otimismo
Esse otimismo é compartilhado por comerciantes como Diego Tamarindo Araújo, de 33 anos, dono de uma marca de roupas e acessórios masculinos, com loja na Vila Fiori. Ele espera acréscimo de até 50% na procura por presentes neste ano, em relação a 2022. Segundo Araújo, clientes já começaram a pesquisar preços e reservar peças em julho, mas o volume de compras deve ser maior, de fato, próximo da data. “Muita gente deixa para a última hora”, disse.
Com o objetivo de alavancar as vendas, o lojista investiu, principalmente, no lançamento de novas cores das tradicionais camisetas de sua marca, pois elas são as mais buscadas. “Conseguimos atingir um público muito abrangente, tanto homens que gostam de uma moda mais básica, quanto aqueles que preferem cores”, disse. O empresário ainda inseriu itens inéditos do catálogo do seu negócio, como moletons e acessórios. Para ele, as ações deram certo, uma vez que os consumidores têm gastado, em média, R$ 200.
Francisco Pessini Biudes diversificou seu estoque (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)
Reforçar os estoques com novidades também foi a tática de Francisco Pessini do Carmo Biudes, dono de um comércio de roupas e acessórios masculinos no Centro. Além de oferecer diferentes modelos de camisetas, camisas, calças, calçados, dentre outras mercadorias, ele foca em disponibilizar, igualmente, variedade de tamanhos. A grade abrange, inclusive, a categoria plus size e, por isso, as peças vão da numeração 34 -- a menor -- até 84 -- a maior. Outra medida adotada por Biudes foi realizar promoções.
Por meio dessas duas estratégias centrais, o comerciante calcula crescimento de 6% a 8% no movimento. “Depois das festas de fim de ano, o Dia dos Pais é a segunda data mais positiva para o comércio masculino, melhor até do que o Dia dos Namorados”, apontou. Na loja dele, o público também iniciou a pesquisa de preços e a compra de presentes para a data no final do mês passado. Conforme Biudes, a maioria paga R$ 150 pelos artigos, sendo que as camisas, camisetas e bermudas lideram a preferência.
Preços agradam aos consumidores
Consumidores consideraram que os valores praticados pelo comércio de Sorocaba neste Dia dos Pais estão semelhantes aos preços dos anos anteriores. Habituada a presentear o pai e o marido todos os anos, a dona de casa Paula Nicaeli Lopes da Silva, de 31 anos, gastou R$ 800 em itens para ambos. “Os preços estão bons, eu gostei”, avaliou. Para ela, a manutenção dos preços é uma estratégia das lojas para não perder clientes. “Se não for assim, muita gente não compra”, opinou.
Os valores também agradaram à dona de casa Érica Cristina Faustinoni Alves, de 31 anos. Ela adquiriu um sapato de R$ 180 para o marido e levaria um item para o pai. De acordo com Érica, mesmo diante de preços razoáveis, com algumas dicas, é possível economizar ainda mais. “Tem que ir às compras já sabendo o que quer, pesquisar e pedir desconto”, elencou. (Vinicius Camargo)
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