Informação Livre
Páscoa deverá ser chuvosa em Sorocaba e na região
Podem ocorrer deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes em áreas mais vulneráveis
O feriado prolongado de Páscoa deve ser de chuva em Sorocaba e região. A Defesa Civil emitiu um alerta ontem (5), à noite, de chuva moderada entre sexta (7) e segunda-feira (10) na cidade, assim como na Capital, Região Metropolitana de São Paulo e Campinas.
Já nas regiões do Vale do Ribeira, Litoral Norte, Baixada Santista, Itapeva, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, a previsão é que ocorra chuva forte e contínua. A quantidade de chuva esperada não foi informada. Nesses dias, além da precipitação, há possibilidade de descargas elétricas e fortes rajadas de vento.
Por isso, a orientação é que em áreas mais vulneráveis, podem ocorrer deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes o ocorrências relacionadas a raios e ventos. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros nos números 199 e 193, respectivamente.
Sem sessão
Em razão do feriado de Semana Santa, a Câmara de Sorocaba não terá sessão hoje (6). As reuniões legislativas serão retomadas na terça-feira (11), às 9h. A população pode assistir às plenárias na sede do Legislativo ou pelos canais oficiais da Casa de Leis, que fazem a transmissão ao vivo.
Corregedor
O deputado Alex Madureira (PL) foi eleito, ontem (4), entre as lideranças partidárias, como o novo corregedor da Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele assume a vaga que era ocupada pelo ex-deputado Estevam Galvão (União). Como corregedor substituto, foi escolhido o deputado estadual Delegado Olim (PP). Fazem parte das atribuições do corregedor manter a ordem e a disciplina na Alesp; apurar denúncias envolvendo deputados; e dar cumprimento às determinações da Mesa, referentes à segurança interna e externa da Casa.
Reorganização
A Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna aprovou ontem (4) o Projeto de Lei Ordinária nº 285/23 que altera a legislação da composição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O projeto reorganiza os critérios para os conselheiros serem escolhidos, tais como eleição, quantidade de horas de trabalho, ter ensino médio completo, entre outros requisitos.
Nas escolas
O vereador Dylan Dantas (PSC) protocolou requerimento pedindo informações à Prefeitura sobre a possibilidade da presença de um Guarda Civil Municipal em cada uma das escolas municipais de Sorocaba. Dantas também protocolou um projeto de lei de igual teor. “Estou propondo através de lei que seja obrigatória a presença de um GCM em cada escola municipal, garantindo a segurança dos alunos e funcionários. Infelizmente, o projeto sofre de vício de iniciativa, isto é, deveria partir da Prefeitura, e não do vereador. De toda forma, o objetivo dessa iniciativa é promover o debate sobre o tema, para que junto ao Poder Executivo, possamos estabelecer maiores condições de segurança ao sorocabano, antes que uma tragédia dessas acabe acontecendo em nossa cidade”, afirmou o parlamentar.