Informação Livre
Papa Francisco recebe a deputada federal Simone Marquetto
A deputada conversou com o Papa sobre a situação do Brasil em relação à discussão do aborto
A deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP), vice-presidente da Frente Parlamentar católica, apostólica, romana, esteve ontem (20) no Vaticano para uma audiência com o Papa Francisco. Ela integrou uma comitiva da Comissão dos Idosos da Câmara dos Deputados, que foi recebida pelo pontífice na Sala Paulo VI.
A deputada conversou com o Papa sobre a situação do Brasil em relação à discussão do aborto e pediu que ele se manifestasse sobre o tema. Ela também destacou a importância do cuidado com os idosos.
No final da audiência, o Papa Francisco abençoou os parlamentares e entregou a cada um deles um exemplar do livro Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?, que ele escreveu durante o período em que celebrava a missa sozinho no Vaticano, ainda na pandemia. O livro traz reflexões sobre a fé, a esperança e a caridade diante dos desafios do mundo atual.
Simone Marquetto disse que o livro traz uma mensagem aos católicos brasileiros, que devem enfrentar os problemas sem medo e confiar em Deus. Ela afirmou que se sentiu honrada e emocionada com o encontro e que vai levar as palavras do Papa para o seu trabalho na Câmara.
Ampliação
O Hospital Unimed Sorocaba Dr. Miguel Soeiro inaugura amanhã (22), às 19h, a expansão de seu departamento de diagnóstico por imagem. A ampliação inclui uma área moderna, com equipamentos de ressonância magnética e tomografia computadorizada com tecnologia de última geração.
Refis
A Prefeitura de Itapetininga abriu o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2023, que permite que os juros e as multas possam reduzidos em até 90% na regularização fiscal e evitar a cobrança judicial. O contribuinte pode parcelar suas dívidas municipais, como IPTU, ITBI e outros impostos e taxas. Para participar ou tirar alguma dúvida, o munícipe de Itapetininga deve dirigir-se aos postos do Atende Fácil na Vila Rio Branco ou no Paço Municipal, das 9h às 17h.
Antitabagista
O Projeto de Lei nº 245/2023, de autoria do vereador Luis Santos (Republicanos), que institui, em Sorocaba, o Dia Municipal de Combate ao Tabagismo e em Defesa da Vida Saudável, será votado pela Câmara Municipal, em primeira discussão, na sessão ordinária desta quinta-feira (21). Em justificativa para propor a matéria legislativa, o parlamentar disse que o tabagismo é a maior causa de morte evitável no mundo e vitima, por ano, mais de 8 milhões de pessoas. Além disse, Luis Santos enfatizou que “o cultivo do tabaco se caracteriza pelo desmatamento, monocultivo da terra, uso demasiado da água e uso excessivos de diferentes tipos de agrotóxicos”.
Dor Crônica
Também hoje (21) será apreciado, em primeira discussão, na Câmara de Sorocaba, nesta quinta-feira, 21, o Projeto de Lei nº 174/2023, de autoria do vereador Dylan Dantas (PL), que institui o Centro de Referência da Dor Crônica e Fibromialgia no Município de Sorocaba, voltado para a população acima de 40 anos, com o objetivo de oferecer assistência integral e especializada a pacientes em risco ou com dor crônica e fibromialgia. A proposta recebeu parecer de inconstitucionalidade da Comissão de Justiça.