Buscar no Cruzeiro

Buscar

Melhorias para o sistema de coleta seletiva em Sorocaba

16 de Abril de 2021 às 00:42

Quando começou a coleta seletiva foi uma febre, afinal, seriam reaproveitados produtos que eram postos no lixo. Aqui na Vila Progresso, estimulados pelo padre Wilson, embalagens eram lavadas para facilitar a separação.

A empresa coletora, por sua vez, dispunha de sacos plásticos resistentes e com cor padrão. A coleta em si era feita nos mesmos dias da semana e quase que no mesmo horário.

Então, você colocava o saco em tempo de ser recolhido pelos coletores e, logo depois, você recolhia o saco, já vazio.

Infelizmente hoje já não contamos com a embalagem amarela característica e o horário de recolhimento varia muito (catadores particulares, quando não jogam o conteúdo na calçada para levarem só o que lhes interessa, levam com saco e tudo).

Que tal voltarmos ao que era no início? Quando íamos colocar o nosso lixo, víamos em cada casa um saco amarelo da reciclagem.

CARLOS ROBERTO DIAS

 

Resposta: Prezado Sr. Carlos, a Prefeitura de Sorocaba agradece pela sua carta e informa que já está enviando suas sugestões de melhorias ao setor responsável pela coleta seletiva. Informa, ainda, que mantém parceria com a Coopereso desde fevereiro de 2020.

Esta cooperativa atende a Vila Progresso, às segundas-feiras, com o serviço de coleta seletiva, fornecendo também sacos plásticos transparentes para os resíduos. Os procedimentos de coleta seletiva estão sempre em melhoria, para que tenha continuidade o bom atendimento aos munícipes.