Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um passo rumo ao futuro

23 de Março de 2019 às 00:01

Foi inaugurado durante esta semana o Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (Cecap), vinculado à Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), entidade mantenedora deste jornal. Trata-se do mais novo braço na área educacional da instituição que, além de se dedicar à publicação de um dos mais tradicionais e respeitados jornais do Estado de São Paulo, manteve sempre, desde sua instituição, em 1964, seus interesses voltados para a promoção da educação e da cultura.

O Cecap, que funciona junto ao Centro Administrativo da FUA, no Alto da Boa Vista, oferece cursos em segmentos altamente competitivos do mercado nas áreas de comunicação, marketing, negócios, tecnologia e inovação. As aulas dos primeiros 17 cursos começam nesta segunda-feira (25) e a meta é chegar até o final do ano com 50. Os cursos já formatados e os que virão pela frente oferecem informação e formação de maneira rápida, acompanhando a velocidade das necessidades do mercado de trabalho. Esse conceito de oferecer conteúdos é o que existe de mais contemporâneo em capacitação profissional. Os cursos livres têm duração que variam de quatro a 160 horas e são direcionados a estudantes ou profissionais que já estão no mercado e buscam especialização. Uma oportunidade para aprimorar conhecimentos em algumas áreas que muitas vezes não foram vistas durante o período de graduação.

O Cecap possui uma estrutura inusual de salas de aula e laboratórios multimídia, em ambientes separados por paredes de vidro e integrada ao jornal Cruzeiro do Sul e próxima à Rádio Cruzeiro FM 92.3, o que permite interação com profissionais da área e com atividades de comunicação na prática. Dentro de pouco tempo começarão a funcionar, no mesmo ambiente, os estúdios de rádio e TV. A diretoria da FUA planejou a implantação do Cecap como ponto de partida para um projeto ainda maior e pretende, futuramente, ampliar as instalações e colocar em funcionamento um curso de nível superior. Por meio do site www.soucecap é possível conhecer detalhes do projeto.

A Fundação Ubaldino do Amaral encara, desde que foi instituída, a educação como principal ferramenta de transformação social. Durante décadas ofereceu bolsas de estudo em diversas instituições de ensino para estudantes carentes. Manteve também durante décadas o Lar Escola Monteiro Lobato que passou por transformações decorrentes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e por vários anos ofereceu ensino fundamental como núcleo do Colégio Politécnico. Esse núcleo deixou de existir, mas deu lugar ao Projeto Renovar que atende a mais de uma centena de crianças. O Colégio Politécnico, criado em 1999, se transformou em um marco na educação do município pela qualidade do ensino que oferece nos ciclos infantil, fundamental e médio. Nos últimos 20 anos, pelas suas salas de aula já passaram mais de 7 mil estudantes.

Essa vocação para o ensino é uma herança que remonta às origens da Loja Maçônica Perseverança III, berço dos instituidores da FUA, que no seu ano de fundação, em 1869, criou a primeira escola noturna de Sorocaba e participou da ativação do Liceu Sorocabano, escola criada no município em 1887. De acordo com o professor Vanderlei Silva, pesquisador da história da Maçonaria em Sorocaba, em palestra proferida para comemorar os 150 anos da Loja Perseverança III, a Maçonaria projetou-se como instituição dedicada à causa do progresso e priorizou a Educação como instrumento de transformação de uma sociedade até então escravagista, baseada na agricultura e que se preparava para a mudança de um sistema monárquico para o republicano. À frente desse projeto estava a luta contra o analfabetismo baseada no conceito de que era possível mudar a estrutura da sociedade brasileira por meio da educação. O objetivo primordial da Perseverança III foi lutar pela abolição do regime escravocrata no Brasil e pela educação dos trabalhadores da nascente classe operária do município. A Loja Perseverança III também teve participação destacada nas campanhas para a implantação de ensino secundário na cidade, na década de 20 do século passado, o que resultou na criação da Escola Estadual Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, o “Estadão”.

É com base nessa tradição de promover o progresso tendo por base a educação que surge o Cecap, esse novo braço da FUA no campo educacional, embrião de um projeto ainda mais ousado que ainda está por vir.