Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um dia de cada vez

21 de Agosto de 2020 às 00:01

Os cidadãos do Estado de São Paulo e, particularmente, aqueles que vivem em Sorocaba e cidades próximas, estão percebendo várias mudanças na política de isolamento social adotadas para combater a pandemia do novo coronavírus.

O Plano São Paulo que estabelece as regras para a abertura das atividades econômicas do Estado tem flexibilizado o funcionamento de diversos setores com base em uma série de indicadores e desta vez, as mudanças estão chegando à região de Sorocaba, que já passou períodos da fase vermelha, o mais rigoroso em termos de isolamento social, e agora está na fase amarela, quando as atividades se aproximam da normalidade.

Desde a semana passada uma série de estabelecimentos e serviços foram autorizados a funcionar, sempre mantendo o distanciamento entre frequentadores e com medidas rigorosas de higiene.

A partir deste sábado, o comércio em geral e o setor de serviços, que funcionavam durante um período de seis horas, serão autorizados a funcionar por um período de oito horas, com o empresário podendo escolher que período quer funcionar durante o dia.

A medida valerá para shoppings, serviços, comércio, salões de beleza e barbearias.

Também neste sábado os restaurantes e bares de Sorocaba poderão ficar abertos até as 22h, o que não acontecia desde o mês de março e trouxe grandes prejuízos para esses estabelecimentos.

De acordo com informações da Prefeitura de Sorocaba, já existe um decreto pronto elaborado pelo município, nos moldes do elaborado pelo governo estadual, que será emitido nesta sexta-feira.

Esses estabelecimentos deverão manter mesas distantes umas das outras e obedecer a um protocolo sanitário rigoroso, mas já é um começo de volta à normalidade.

Por sinal, alguns critérios adotados pelo Plano São Paulo são discutíveis.

A proibição de abertura de bares e restaurantes no período noturno em algumas fases é uma delas.

Vários serviços, inclusive públicos, também começam a voltar ao normal, evidentemente cumprindo protocolos estabelecidos para a segurança dos funcionários e usuários.

A Prefeitura de Votorantim, por exemplo, voltou a funcionar depois de um bom período sem atendimento presencial ao público.

Nesta semana, a Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias, que reúne uma série de serviços úteis relacionados à administração municipal, inclusive Urbes e Saae, voltou a funcionar, a exemplo do que já havia acontecido com as Casas do Cidadão do Éden, Jardim Ipiranga, Vila Hortência, Itavuvu e Paço Municipal.

O mesmo ocorre com outros órgãos públicos que haviam suspendido o atendimento presencial.

Também nesta semana foi divulgado o retorno do atendimento do Poupatempo em todo o Estado de São Paulo.

Mas nem todas as unidades espalhadas pelo Estado retornam no mesmo dia.

Foi criado um calendário para as diversas regiões do Estado e a unidade de Sorocaba, por exemplo, retoma o atendimento no dia 26 de agosto.

Um serviço importantíssimo para quem precisa renovar ou emitir novos documentos.

Outro setor que em breve começará a dar os primeiros passos em direção à normalidade é o da educação.

O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação, autorizou a abertura gradual das escolas na cidade que estão na fase amarela -- que é o caso de Sorocaba -- em datas distintas.

A partir de 8 de setembro a retomada atenderia alunos com mais dificuldades de aprendizado, para atividades de reforço, com a retomada efetiva programada para o dia 7 de outubro.

Mas o secretário da Educação, Rossieli Soares, informou ainda que os prefeitos podem criar calendários próprios para seus municípios, com base nos dados epidemiológicos regionais.

Em outras palavras, uma eventual decisão municipal, mesmo que diferente do calendário proposto pelo Governo do Estado, valerá para todas as escolas públicas e privadas daquele município.

Mas todas essas alterações na política de isolamento social que pouco a pouco estão sendo implementadas, não querem dizer que a pandemia da Covid-19 acabou.

O Estado de São Paulo, ao que tudo indica, passou para uma situação melhor de semanas atrás, com queda no número de novos casos e de mortos, mas esses números são ainda altos e preocupantes.

A abertura de setores comerciais e de serviços precisa ser encarada com cautela.

Os hábitos adquiridos de distanciamento, de uso de máscaras e álcool em gel precisarão ser mantidos por um bom tempo, ao menos até que sejam aprovadas vacinas e tenha início a imunização em massa.