Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um basta à violência

18 de Setembro de 2019 às 00:01

A região de Sorocaba, em uma semana, registrou dois casos que tiveram repercussão nacional. Foram crimes chocantes, desses que envolvem a comunidade, deixando-a perplexa. E ambos estavam diretamente relacionados com a violência extrema que assombra o País.

Primeiro foi em Alumínio, num domingo, quando uma jovem de 19 anos, Aline, saiu da casa onde morava para comprar fraldas numa farmácia. Ela não voltou para casa. Foi encontrada morta, com requintes de crueldade, numa área de mata perto de uma trilha por onde deveria passar.

O outro caso foi em um parque de Piedade no sábado passado. Um jovem jogador de basquete, de 18 anos, Samuel, morreu após ser levado a uma emboscada. O crime também praticado com crueldade.

Foram dois jovens que perderam a vida de maneira extremamente violenta, o que mais chama a atenção nos dois casos. Em Alumínio, cidade bem próxima a Mairinque, casos de homicídios não ocorriam havia algum tempo. Quando a jovem mãe desapareceu no domingo e a notícia começou a ser divulgada, as pessoas acompanharam torcendo para que ela fosse encontrada viva.

Câmeras mostraram parte do trajeto e ela chegou à farmácia para comprar as fraldas para a filha. Não conseguiu comprar por dificuldade com o cartão que trazia. Após isso não mais foi vista até o encontro do corpo, numa área de mata. Houve até mesmo a mobilização de cães farejadores para essa localização.

Emocionados, moradores de Alumínio fizeram, no domingo, uma manifestação pedindo paz e também justiça. Caminharam no trajeto que Aline teria feito até a área da mata. A mãe da jovem plantou uma muda de ipê-branco, exatamente no local onde foi localizado o corpo da filha.

Por outro lado, a polícia ainda trabalha para identificar o assassino ou assassinos de Aline, bem como a causa da morte, porque o corpo foi parcialmente queimado.

Já em Piedade, o caso aconteceu em um parque ecológico para onde a família acredita que Samuel, de 18 anos, teria sido vítima de uma emboscada. Dois adolescentes de 15 e 17 anos, são suspeitos de esfaquear e ainda atear fogo no corpo do jovem, que jogava basquete na equipe da Prefeitura de Piedade e trabalhava em uma empresa têxtil de Votorantim. Samuel ainda resistiu aos ferimentos, mas faleceu no domingo. O sepultamento foi nesta terça-feira.

Casos como esses chocam e mostram que a violência é um mal que corrói a vida de famílias. Ceifa vidas na plenitude, em meio a sonhos ou na iminente realização deles. Não é à toa que a violência é sempre um dos problemas prioritários apontados pela sociedade como um todo.

Dias atrás, na sexta-feira (13), este mesmo espaço comentou a queda do número de homicídios, um alento para o País. Mas é preciso mais. É necessária uma redução substancial dos crimes para que as pessoas possam também ter a sensação de segurança ao caminhar pelas ruas ou mesmo em parques, onde levam os filhos para brincar e se divertir. Hoje, ninguém está livre dessas ações violentas.

A violência não pode se sobressair e continuar deixando todos atônitos sem poder fazer nada. Se faz necessária uma ação ampla para a mudança deste estado. Uma ação que deve passar pela oferta de educação, cultura e lazer para a população, além do incentivo aos grupos de voluntários que já promovem exatamente isso nos seus projetos com crianças, jovens e adultos.

Os sorocabanos, os habitantes da região e os brasileiros como um todo não podem ficar reféns do medo. O grito de basta tem de ecoar junto às autoridades políticas em Brasília, nos Estados e municípios.