Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito mais seguro

28 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Na última quarta-feira foi lançada a 12ª edição da campanha “Motorista Legal”, desenvolvida pela rádio Cruzeiro FM 92.3, com as primeiras ações práticas tendo início nesta sexta-feira (28), com a distribuição de kits da iniciativa em blitz realizadas pelos colaboradores da emissora.

As abordagens que até o ano passado eram realizadas nos postos de combustíveis, este ano se estenderão também a locais com grande fluxo de pessoas, como estacionamentos de supermercados.

Esses kits têm um folder explicativo sobre a campanha e um adesivo para ser colocado no carro. Mas o mais importante, além dessas abordagens simpáticas dos colaboradores, é que a emissora mantém um foco sobre o tema, entrevistando autoridades e especialistas em segurança viária, uma excelente contribuição para um trânsito mais seguro.

No lançamento de mais uma etapa dessa campanha educativa foi divulgada uma entrevista reproduzida neste jornal do instrutor de direção defensiva Orlando Salomone, um policial civil que há muitos anos se dedica à educação para o trânsito.

O instrutor lembrou que ao assumir a direção de um veículo, passamos a ser responsáveis pela nossa segurança e daqueles que transportamos, como também pelos demais motoristas que compartilham as vias conturbadas por onde trafegamos.

Para ele, dirigir é um ato individual, mas o trânsito é coletivo e por isso cada um precisa ser responsável pelos seus atos e saber que um erro muitas vezes pode ser fatal.

Criticou também a postura agressiva de muitos motoristas que, dentro de um automóvel, se sentem como se estivessem vestindo uma armadura, imunes a multas e cobertos pelo anonimato.

Sobre hábitos locais dos motoristas, o instrutor lembrou que o sorocabano tem fama de não dar seta, ou seja, não sinalizar corretamente as manobras que faz nas vias, principalmente nas mudanças de faixas, além de trafegar muito próximo do veículo que segue à frente.

Esses maus hábitos são perigosos, pois podem levar a colisões. No caso de dirigir muito próximo do veículo da frente é perigosíssimo, pois diminui drasticamente o tempo de reação do motorista em caso de necessidade, mas os condutores não se dão conta disso.

O trânsito de Sorocaba é perigoso. No primeiro mês deste ano, por exemplo, ele matou oito pessoas envolvidas em acidentes, de acordo com dados divulgados pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), o maior número de mortes para um mês depois de julho de 2019, quando foram registrados 18 óbitos.

Foram três vítimas de acidentes com motocicletas, duas de atropelamentos, duas de acidentes com automóvel e uma morte sem detalhamento disponível.

Uma das mortes de janeiro foi a do ex-prefeito José Theodoro Mendes que faleceu em consequência de uma colisão em trecho não duplicado da rodovia Raposo Tavares.

No Brasil, muito provavelmente por conta de campanhas educativas semelhantes à promovida pela Cruzeiro FM 92.3, felizmente vem caindo o número de acidentes de trânsito.

Em 2011, 43.256 pessoas morreram nas ruas e estradas brasileiras. Nesse ano, a ONU lançou o programa Década de Ação pela Segurança no Trânsito, e governos de todo o mundo se comprometeram a adotar medidas para evitar acidentes.

Em 2017, o número de mortos no trânsito caiu para 34.236 no Brasil, menos 20,85%, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Mesmo assim o número é grande.

Segundo levantamento divulgado esta semana pela ONU, morrem diariamente em todo o mundo 3.700 pessoas vítimas de acidentes de trânsito, o equivalente a sete aviões Jumbo caindo todos os dias, sem sobreviventes.

Todos os anos, de acordo com o documento, 1,35 milhão de pessoas perdem a vida em acidentes, em sua maioria jovens em idade produtiva.

A principal arma para alertar motoristas sobre os riscos do trânsito é a educação por meio de campanhas que levem à reflexão. Mas muitas vezes essas iniciativas não são suficientes e é aí que entram as multas, para punir aqueles que não respeitam as leis de trânsito.

Em Sorocaba, o gerenciamento do trânsito assim como do transporte coletivo é responsabilidade da Urbes. No último mês de janeiro, foram aplicadas no município 15.668 multas, 9.727 por radares fixos e 5.941 por agentes de trânsito.

Conforme disse o consultor de trânsito Salomone na abertura da campanha Motorista Legal, no Brasil, multa-se pouco diante da quantidade de infrações cometidas, mas a multa é pedagógica. Muitos motoristas só aprendem quando os maus hábitos ao volante e a não observância da legislação de trânsito começam a doer no bolso.