Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tem que manter isso

19 de Outubro de 2018 às 10:58

O sorocabano gosta de Sorocaba. Cada vez mais. O paulistano gosta de Sorocaba. Cada vez mais. Brasileiros gostam de Sorocaba.

Alguns podem até dizer, demorou, mas aconteceu. Quem se lembra de uma Sorocaba de 30 a 40 anos atrás vai se lembrar de uma cidade feia, com poucas construções modernas, com ruas e avenidas pequenas, bairros acanhados, ajardinamento inexistente, urbanismo insípido. Longe da moderna Sorocaba de hoje.

Uma cidade bonita, em especial nessa época do ano, quando a primavera mostra a que veio, com os amendoins-do-campo enriquecendo e brilhando com suas flores amarelas as ruas, depois que os ipês-brancos ficaram por poucos dias, depois que seus primos ipês-rosas ficaram um pouco mais. A cidade está limpa e cuidada também pelo próprio cidadão que, nota-se, tem procurado não jogar lixo pelas ruas e calçadas -- exceções em ecopontos deixados para trás pelo poder público e em locais de grandes concentrações de “baladeiros” e carros com músicas altas e ruins.

É bem provável que a leitora, talvez mais que o leitor, observe as reações de visitantes de outras cidades que ficam surpreendidos pela facilidade de locomoção por quase toda a cidade e, de novo, como a cidade está bonita. Mérito da atual administração de José Crespo? Não é o que o próprio prefeito diz, de forma surpreendente, em entrevista que pode ser assistida no portal jornalcruzeiro.com.br. Ele mesmo reconhece que é um trabalho que começou em outras administrações e que está sendo mantido, um cuidado que a população se acostumou a exigir, uma cidade limpa e que quer bons cuidados constantes. Qualidade de vida não é algo que se consegue de um dia para outro e entre as maiores cidades do Brasil, nossa Sorocaba figura entre 20ª a 30ª dependendo da avaliação.

Não se deve esquecer também que há algumas administrações passadas, hoje o guru político e ex-prefeito Renato Amary foi muito criticado pelo ajardinamento que começou a fazer na cidade junto com a expansão da malha urbana e melhorias nos bairros mais distantes. Ao perceber que algumas pessoas não estavam respeitando os ainda jovens jardins da cidade e ouvindo muitas críticas pelo dinheiro gasto em canteiros e calçadas, lançou a campanha em plaquinhas dos jardins: Não pise a grana. Pegou. O bordão pegou, a grama pegou, os jardins surgiram.

O grande tema que deve confrontar a cidade, do cidadão mais antigo ao mais jovem que ainda vai usufruir muito dessa cidade que recebe bem e trata com carinho seu morador, é um slogan criado há mais de 50 na cidade de São Paulo, que pode ser adaptado a nossa realidade. Sorocaba tem que parar?

Essa pergunta foi feita ao prefeito Crespo na entrevista mencionada acima, entre outras questões sobre a cidade, ao qual ele responde com muita naturalidade: muitos urbanistas falam que a cidade ideal seria aquela com 700 mil habitantes.

Com aproximadamente 650 mil habitantes, com uma boa qualidade de vida, facilidade em mobilidade urbana, boa infraestrutura em educação, lazer e cultura, ainda carente em apoio a saúde pública vindo do governo estadual, ainda atraindo geração de riqueza com indústrias modernas e, especialmente, uma cidade cada vez mais ao gosto e orgulho do sorocabano, talvez esteja chegando a hora de Sorocaba parar. E manter o que conquistou, desfrutar o que conseguiu em todos esses anos de administrações que, diferentes em seus estilos, procuraram o interesse da população e fizeram a bela cidade que temos hoje. Um mérito da população que sempre soube exigir.