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O trem de Natal

27 de Novembro de 2019 às 00:01

Sorocabanos de todas as idades terão a oportunidade de fazer um passeio diferente neste final de ano: viajar em um trem decorado com motivos natalinos, tracionado por uma maria-fumaça da região central da cidade até o bairro Parada do Alto durante a noite.

O passeio é patrocinado por uma marca de refrigerantes que tradicionalmente também patrocina uma caravana de caminhões decorados igualmente com motivos natalinos e que desfila por Sorocaba e algumas cidades da região.

Nada mais apropriado para uma cidade em que a ferrovia está na memória afetiva da população. Sorocaba tem uma longa tradição ferroviária que começou no século 19 com a fundação da Estrada de Ferro Sorocabana.

Quem faz o passeio natalino tem direito à companhia de Papai Noel, Mamãe Noel e um urso que representa a marca de refrigerantes e tem atraído dezenas de interessados, muitos deles ex-ferroviários levando parentes mais jovens para um passeio raro nos dias de hoje.

Os mais velhos se lembram dos trens de passageiros tão presentes no cotidiano da cidade até sua extinção em 1999.

Quem tem menos de 20 anos muito provavelmente nunca andou de trem, a menos que tenha viajado para o exterior ou visitado alguma estância turística que tenha esse tipo de passeio.

A Caravana de Natal é possível graças a um movimento que preserva a memória da ferrovia, a Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária, entidade sem fins lucrativos que reúne apaixonados por ferrovias e, aos poucos, vai resgatando e restaurando máquinas e vagões sucateados da antiga rede ferroviária.

A primeira peça do acervo utilizado por essa entidade já veio praticamente pronta, a locomotiva 58 que foi restaurada por um especialista nos anos 1990, mas acabou sendo encaminhada para outro município.

Foi preciso a interferência do Ministério Público para que esse patrimônio histórico de Sorocaba voltasse para a cidade.

A máquina pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e foi cedida em comodato para a Prefeitura de Sorocaba.

A Sorocabana faz um trabalho de garimpagem em oficinas, estações e antigos depósitos de ferrovias no Estado de São Paulo e tem encontrado preciosidades que, aos poucos vão voltando à vida.

É o caso da locomotiva elétrica Westinghouse 2041 fabricada em 1948 nos Estados Unidos, considerada um ícone da eletrificação da Estrada de Ferro Sorocabana que ocorreu em 1944, 75 anos atrás, portanto.

Essa máquina foi restaurada pela entidade em trabalho realizado por voluntários em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba e o DNIT.

Há um ano o DNIT doou dois carros de passageiros para a entidade desenvolver seus projetos culturais com apoio das prefeituras de Sorocaba e Votorantim.

Um carro de passageiros de primeira classe fabricado em 1951 e que compunha o Trem de Luxo da antiga EFS, com capacidade para 60 passageiros.

E um carro-restaurante que leva 30 passageiros. O vagão de passageiros da Caravana de Natal e o vagão “trenó” também foram doados pelo DNIT à entidade e restaurados.

Um carro de passageiros tem sido usado com frequência como local de exibição de filmes, o Cine-Vagão, atraindo público tanto em Sorocaba como em Votorantim.

A Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária tem como objetivo estabelecer o trem turístico entre Sorocaba e Votorantim, que poderá se transformar em atração dos dois municípios, atraindo visitantes da região como também turistas de outras cidades.

O Estado de São Paulo, que já teve uma malha ferroviária de primeira qualidade, tem hoje menos de dez linhas de trens turísticos em funcionamento e um público sempre interessado em matar a saudade desse tipo de transporte que já foi predominante no país até meados do século passado.

A Caravana de Natal, que funcionará de 3 a 20 de dezembro, será uma espécie de aquecimento para o projeto que ainda depende de investimentos das duas prefeituras.

Hoje o trem só chega até o bairro da Parada do Alto, mas o projeto prevê a ligação entre a Estação Paula Souza, no centro de Sorocaba, até a estação de Votorantim, num primeiro momento e, mais tarde, até o bairro Votocel, nesse caso usando uma locomotiva a diesel.

Com isso será repetido o percurso feito pelos trabalhadores que utilizavam as composições da antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim.

É preciso recuperar a linha férrea de todo o trecho para que a composição possa transitar com toda segurança. Trata-se de um investimento relativamente pequeno se levarmos em consideração o retorno que essa atração pode trazer com turistas para as duas cidades.