Buscar no Cruzeiro

Buscar

O trânsito gentil que Sorocaba está praticando

13 de Dezembro de 2018 às 09:59

O trânsito nas cidades pode ser visto, muitas vezes, como algo desgastante. Mas ações de gentileza e respeito mútuo podem mudar este sentido, dando mais qualidade para a saúde, para o aproveitamento do tempo e para a vida em comunidade. A gentileza urbana passa por um conjunto de ações que faz com que a qualidade de vida das pessoas melhore em amplo sentido, e existem várias formas de praticá-la em nosso dia a dia.

Quando adotamos práticas gentis no trânsito, como oferecer passagem para quem está mais rápido, permitir que pessoas que estão nas laterais das ruas com a intenção de atravessar possam cruzar a via, ou evitar buzinar sem necessidade, tornamos o convívio entre todos mais leve, mais pacífico. O normal do ser humano é retribuir boas ações de forma calorosa, e as pessoas acabam contaminadas por bons sentimentos quando percebem que existem pessoas gentis à sua volta. E isso está acontecendo em nossa cidade.

Uma prática que está se tornando comum entre nós, bastante civilizada e merece nosso apoio e incentivo de todos, é o direito de passagem que está sendo dado ao pedestre. As lombotravessias em ruas e avenidas, que são lombadas largas e altas, pintadas em vermelho e listras, estão sendo bem recebidas por motoristas e pedestres. E não apenas nas travessias mais elevadas, mas também aquelas pintadas ao nível do solo. E é exatamente isso que se quer: que o motorista tenha consciência que o pedestre existe e tenha direito a atravessar a rua.

O resultado tem sido muito bom, como qualquer um de nós pode notar. O sorriso de quem atravessa e o sorriso de quem permite a passagem e muitas vezes acena ou sinaliza para um carro que se aproxima ao lado da travessia do cidadão.

Há muito se brinca -- ou se fala seriamente -- que o motorista de Sorocaba dirige mal. Nada mais longe da verdade. Hoje, com um trânsito mais ágil e mais intenso, a atenção é muito maior, o que tem obrigado muita gente a sinalizar sua intenção (noção básica de quem quer dirigir bem), respeitar faixas de rolamento e até mesmo nas curvas, mantendo sua faixa sem invadir a do colega ao lado.

Um trânsito mais fluido pode ser o resultado de mudanças em nosso comportamento, resultando em outras ações que ainda melhoraram nossa responsabilidade enquanto motoristas e pedestres: combinar caronas com pessoas que têm destinos diários parecidos com o nosso, optar por fazer saudáveis caminhadas -- e não entrar no carro para percursos de apenas centenas de metros -- usar bicicletas nas ciclovias da cidade que ainda são subutilizadas, mas nem por isso deixaram de estar entre as melhores do País, ou até mesmo aproveitar possibilidades com o transporte público, caso seja possível. Sempre é bom lembrar que a malha do transporte público em Sorocaba e a qualidade dos ônibus, assuntos de querelas sindicais, podem ser consideradas de boa a muito boa, com exceção das horas de pico.

O melhor aprendizado do que está se passando entre nós, no entanto, é apenas uma grande lição de cidadania e de maturidade: respeitar a vida é a maior das gentilezas!

O trânsito, o dirigir um carro, caminhão ou moto, tudo faz parte de mudar algumas atitudes e hábitos antes. Não é fácil, mas vale a pena. E isso, vale a pena repetir, está acontecendo em nossa cidade. Observe. E, se possível, identifique os seus problemas e o que pode prejudicar a conduta de ser motorista, motociclistas e mesmo um pedestre. Esse é o primeiro passo para praticar gentilezas no trânsito. E isso impacta diretamente na mobilidade urbana, na felicidade das pessoas. Um bom sorriso melhora o dia. Um sorriso, um aceno, um obrigado melhora o dia e melhora a vida. O trajeto se torna mais rápido, mais leve ao menos. E com isso muitos de nós ficam mais atento a não fechar cruzamentos -- observe que isso também ocorre menos e menos. Quando as leis de trânsito são respeitadas por todos, o tráfego fica mais uniforme em toda a localidade, tornando o trânsito mais ágil.

Finalmente, isso se reproduz fora do automóvel, fora das ruas. O convívio social se torna mais pacífico. As práticas de gentileza no trânsito permitem que a vida de todos melhore em função das boas atitudes. A mudança começa por nós mesmos.