Buscar no Cruzeiro

Buscar

O papel do jornal nas eleições

28 de Novembro de 2020 às 00:01

O jornal Cruzeiro do Sul realizou na noite da última quinta-feira (26) o segundo e último debate entre os candidatos à Prefeitura de Sorocaba. Os dois candidatos que concorrem no segundo turno -- Rodrigo Manga (Republicanos) e Jaqueline Coutinho (PSL) -- tiveram tempo suficiente para expor suas ideias, discutir pontos de vista sobre a administração pública e, dessa maneira, mostrar suas propostas aos leitores, ouvintes e internautas que acompanharam o debate transmitido ao vivo pelas redes sociais do jornal, pela rádio Cruzeiro FM 92,3, pelas redes sociais da Uniso e pela TVCOM, que retransmitiu o evento. O debate, na sua segunda edição, contou ainda com o apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp - Sorocaba) e da Associação Comercial de Sorocaba (Acso).

Neste sábado, a reportagem do jornal acompanhará as últimas manifestações dos dois candidatos, seus deslocamentos pela cidade que pretendem dirigir e os esforços finais para conseguir votos na reta final da campanha. E no domingo, como já fez no primeiro turno, colocará sua equipe, auxiliada pelos estudantes de jornalismo da Uniso, que enviarão fotos e informes para a redação dos diversos locais de votação e da Esamc, que enviarão mensagens de áudio, igualmente para serem aproveitadas na cobertura on-line do pleito.

O engajamento do jornal Cruzeiro do Sul em todas as suas plataformas na divulgação de notícias e coberturas especiais destinadas a esclarecer o eleitor sobre as eleições não se resumiu, evidentemente, à realização dos debates, uma tradição de vários anos em que sempre contou com a parceria da Universidade de Sorocaba (Uniso) e rádio Cruzeiro FM 92,3, e neste segundo turno, com o apoio da Ciesp e da Acso.

Desde o mês de setembro o jornal, tanto na versão impressa como na digital, vinha publicando a agenda dos candidatos e reservando uma página semanal para que todos aqueles que concorreram no primeiro turno respondessem questionamentos encaminhados pela reportagem sobre temas específicos. Foi assim que os sorocabanos tomaram conhecimento da opinião dos candidatos sobre segurança pública, educação, desemprego, transportes, urbanismo e vários outros temas de interesse da comunidade que um deles irá dirigir. Os questionamentos sempre eram enviados para os candidatos às segundas-feiras e publicados nas edições de sábado.

Também desde setembro, com a colaboração dos alunos do curso de Jornalismo da Esamc, foram criados poadcasts divulgados diariamente somente sobre o tema eleições. Foram entrevistados os candidatos a prefeito, muitos candidatos a vereador, dirigentes partidários, funcionários da Justiça Eleitoral, especialistas em política e eleitores. Durante todo o período eleitoral também foram inúmeros os candidatos e a autoridades convidados a participar de lives divulgadas no portal do Cruzeiro do Sul, tanto para falar de candidaturas, como também para divulgar informações pertinentes ao processo eleitoral em curso.

Todo esse trabalho de divulgação do primeiro turno eleitoral, quando Sorocaba contava com oito candidatos a prefeito e perto de 600 pretendentes a uma vaga no Legislativo culminaram com uma cobertura completa da votação. Durante esse trabalho, além de seus repórteres, fotógrafos e editores, o jornal contou com a colaboração de estudantes de Jornalismo da Uniso que mandaram informes durante todo o dia das zonas eleitorais mais próximas de suas casas e ainda acompanharam o voto dos candidatos a prefeito. Essa cobertura não se resumiu a Sorocaba, pois muitos estudantes moram em cidades da região e mandaram de lá suas matérias tanto para o portal do Cruzeiro como para o jornal impresso. E para levar informação fresca a seus leitores tradicionais, o jornal circulou excepcionalmente na segunda-feira, dia 16 de novembro, já com a relação de prefeitos eleitos da região, a composição das Câmaras de Vereadores de Sorocaba e municípios vizinhos além de informações sobre o pleito em âmbito nacional.

Neste domingo, o esquema de cobertura será parecido para levar informações precisas para seus leitores durante todo o dia. Desta vez não haverá edição impressa na segunda-feira, pois o volume de informações será bem menor e o segundo turno só será realizado em Sorocaba em toda a região metropolitana, mas haverá uma grande cobertura no portal e nas redes sociais da publicação, com lives durante todo o dia e logo após a divulgação do resultado. Na terça-feira, o jornal impresso estará repleto de informações e repercussões da eleição de domingo, com entrevistas e material informativo do prefeito ou prefeita de Sorocaba escolhido pelos eleitores.

Toda a cobertura jornalística de meses e o acompanhamento das eleições teve como objetivo central proporcionar aos seus leitores condições de escolher corretamente aquele ou aquela que irá dirigir a cidade nos próximos quatro anos.