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Novo conceito comercial

17 de Dezembro de 2019 às 11:45

Um novo tipo de empreendimento comercial vem crescendo nos últimos anos em muitos municípios brasileiros. São centros de compras diferenciados em que o foco é a agilidade e comodidade, oferecidas principalmente pelos amplos estacionamentos. Esse estilo de estabelecimento comercial surgiu nos Estados Unidos e no Canadá há algumas décadas, principalmente em bairros e regiões suburbanas para facilitar as compras dos clientes que não queriam perder tempo percorrendo os longos corredores dos shoppings centers ou dos hipermercados.

O conceito é simples. Constrói-se uma série de lojas em filas cercada por um grande estacionamento. O nome strip mall (shopping em tiras, em tradução literal) vem daí. São projetados geralmente em espaços abertos, com piso único e de fácil acesso por vias rápidas, amplo estacionamento e lojas menores, estrategicamente distribuídas onde sempre existe uma farmácia, uma loja de conveniência, serviços, lanchonete e às vezes uma loja âncora, geralmente um pouco maior, encarregada de atrair a maior parte da freguesia.

Em Sorocaba essa tendência de centro comercial já cativou os consumidores como mostrou reportagem publicada na edição do último domingo deste jornal. A cidade já conta com dez empreendimentos do gênero e novos devem começar a operar no ano que vem. Um dos entrevistados, administrador de alguns deles, conta que esses centros não têm a intenção de disputar com os shoppings tradicionais, pois, segundo ele, são momentos de compras diferentes. Nos shoppings o consumidor vai com tempo, disposto a passear e percorrer várias lojas. No strip mall a visita é rápida. O consumidor vai direto à loja que lhe interessa, faz sua compra e vai embora. Outra vantagem, e esta afeta principalmente os comerciantes, é que as lojas dificilmente têm concorrentes diretos no mesmo núcleo, além de ter um custo de aluguel muito menor que o dos shoppings. Não são permitidas, por exemplo, duas farmácias no mesmo local. O objetivo é diversificar o tipo de loja e serviços à disposição da clientela. Mas a característica principal desses centros de compras e a que garante seu movimento é o estacionamento. Geralmente a área de estacionamento nesses estabelecimentos é maior do que a área das lojas, o que é extremamente importante nos dias de hoje. Sorocaba é uma cidade antiga, com ruas estreitas e irregulares. Algumas avenidas foram construídas onde antes existiam os caminhos das tropas de muares. Os estabelecimentos comerciais foram instalados inicialmente na região central e nas principais vias de ligações com os bairros em uma época que as lojas ficavam diretamente nas ruas e não havia, evidentemente, nenhuma preocupação com estacionamento. Mesmo agora se nota que muitos comerciantes se instalam em ruas e avenidas movimentadas sem oferecer uma mísera vaga para a clientela, o que causa problemas sérios. Uma loja sem estacionamento provoca um verdadeiro tumulto nas ruas próximas, com clientes tentando encontrar um lugar para estacionar, além de deixar de atrair parte dos compradores. É curioso que assim mesmo a Prefeitura autoriza estabelecimentos a funcionar sem oferecer vagas para automóveis. Recentemente foram inauguradas agências bancárias na avenida General Carneiro que só oferecem três ou quatro vagas, aquelas que ficam no recuo da calçada, e nada mais. Como a avenida tem corredor de ônibus, os clientes têm de procurar vagas nas ruas próximas ou um estacionamento particular.

No próximo ano começarão a funcionar alguns corredores do BRT, o projeto de ônibus rápido que é a esperança da atual administração para melhorar o transporte coletivo e o próprio trânsito. A ideia é que a oferta de transporte de qualidade possa legar muita gente a deixar o carro em casa. Inicialmente funcionarão os eixos das avenidas Itavuvu e Ipanema e em ambos haverá corredor especial para os ônibus com embarque e desembarque pelo canteiro central. Isso implica eliminar uma faixa de rodagem e, evidentemente, a possibilidade de estacionamento nessas vias. Mais para frente o BRT chegará às avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, também com embarque e desembarque pelos canteiros centrais e na sequência o BRT chegará às avenidas São Paulo, Antônio Carlos Comitre e ruas centrais da cidade. Nestas últimas vias a operação de embarque e desembarque ocorrerá pelo lado direito, o convencional, mas haverá faixa exclusiva para os ônibus, o que implicará a eliminação dos locais de estacionamento que sobreviveram até agora. O novo conceito de centro comercial com estacionamentos bem dimensionados localizados em vias de acesso aos bairros poderá se beneficiar dessa situação.