Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nova unidade do Politécnico

28 de Outubro de 2020 às 00:01

O Colégio Politécnico de Sorocaba, um dos braços da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), é reconhecidamente uma iniciativa de absoluto sucesso no campo educacional de Sorocaba.

O colégio conta com duas décadas de existência, já formou mais de 8 mil alunos e consolidou o conceito de oferecer ensino de qualidade desde os primeiros dias de atividade.

O Politécnico foi fundado em 12 de fevereiro de 1999 pelo então presidente da Diretoria-Executiva da FUA, o advogado Tiberany Ferraz dos Santos, entusiasta da educação, com objetivo de atender à histórica vocação filantrópica e educacional da FUA e da Loja Maçônica Perseverança III.

Instalado desde o início das atividades em prédio próprio à rua Barão de Cotegipe, no bairro do Mangal, o colégio oferecia inicialmente classes de ensino fundamental, médio e profissionalizante.

Posteriormente, e já com um excelente conceito na cidade, expandiu suas atividades para educação infantil. A instituição de ensino iniciou suas atividades com 12 salas de aulas e com o tempo esse número foi praticamente dobrou, ocupando cinco andares do prédio.

O aumento do interesse da comunidade em matricular seus filhos nessa instituição e as limitações físicas de suas instalações -- possui atualmente cerca de mil alunos -- levaram a direção da Fundação Ubaldino do Amaral a pesquisar uma maneira de oferecer mais vagas para atender os interessados.

E a saída foi a mais natural, aproveitar parte de área que a própria entidade tem no Alto da Boa Vista, onde também funciona o jornal Cruzeiro do Sul, do qual a FUA também é mantenedora, para acomodar a nova unidade da instituição de ensino.

Surgiu assim a ideia de criar a unidade Alto da Boa Vista, em área localizada junto ao novo centro administrativo da cidade, uma região de crescimento acelerado e escolhida para a implantação de vários condomínios residenciais.

A nova unidade tem localização privilegiada, em frente à Prefeitura de Sorocaba e Câmara de Vereadores, próximo aos fóruns Cível, Criminal e Trabalhista da cidade, à sede local do Tribunal de Contas e da Receita Federal e no acesso à zona industrial de Sorocaba.

Ocupando uma grande área e com facilidades para embarque e desembarque seguro dos estudantes, não poderia haver local melhor para atender aquela região da cidade.

O Colégio vai ocupar parte das instalações da FUA que hoje encontram-se ociosas e as obras de adaptação já começaram, assim como já surgiram dezenas de pais interessados em matricular seus filhos.

A unidade do Alto da Boa Vista foi planejada pelo arquiteto José Gustavo Barreiros e conta com 40 salas de aulas, refeitório, pátio coberto, parquinho infantil, campo de futebol society, quadra poliesportiva e anfiteatro, aproveitando de maneira inteligente o espaço existente na sede da FUA.

De acordo como o arquiteto, as salas da nova unidade terão 50 metros quadrados, iluminação e ventilação natural. O acesso para o colégio será feito pelo estacionamento externo do jornal, um local seguro para embarque e desembarque dos estudantes.

As obras serão realizadas em duas etapas. Inicialmente serão implantadas nove salas de aulas convencionais, dois laboratórios de informática e um espaço especial para atender as crianças de educação infantil e espaço para atividades recreativas.

Essa etapa da obra será suficiente para atender os novos alunos de educação infantil e ensino fundamental já no início do próximo ano letivo. Com isso poderão ser matriculados na nova unidade 500 novos alunos. A segunda fase, mais complexa, deverá ficar pronta até o final do ano que vem.

A partir daí, serão aceitos também alunos do ensino médio e a capacidade da nova unidade subirá para 2 mil estudantes, o dobro da capacidade da primeira unidade do Colégio Politécnico, que funciona à rua Barão de Cotegipe.

A nova unidade do Alto da Boa Vista seguirá o mesmo método e sistema adotados no Colégio Politécnico que o projetaram como uma das melhores instituições de ensino de Sorocaba.