Buscar no Cruzeiro

Buscar

Não é hora de baixar a guarda

27 de Outubro de 2020 às 00:01

No último final de semana muitas famílias aproveitaram para levar crianças para passear em alguns dos parques da cidade. Eles estiveram fechados por sete meses por conta da pandemia do novo coronavírus e agora reabrem, com protocolos sanitários, uma vez que ainda estamos em plena pandemia.

O Parque Zoológico Quinzinho de Barros, fechado desde o dia 17 de março, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, reabriu com restrições de público e protocolos sanitários. E esse foi o passeio escolhido por muitas famílias nos últimos dias, aproveitando inclusive que o parque está completando 52 anos de existência e é um dos zoos mais prestigiados do Estado de São Paulo.

A reabertura dos parques é permitida, pois Sorocaba está na fase verde do Plano São Paulo de reabertura econômica. Por esse motivo, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) decidiu reabrir no último dia 15 não apenas o Quinzinho de Barros, mas também outros seis parques que permaneciam fechados desde o mês de março: Parque Natural Chico Mendes; Parque Natural Ouro Fino; Parque da Biquinha; Parque Água Vermelha, Parque Municipal de Corredores da Biodiversidade e Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas.

O Parque Quinzinho de Barros passou a funcionar de terça a domingo das 9h às 16h30, enquanto os demais funcionam de terça a domingo das 8h às 17h, com exceção do Jardim Botânico que fica aberto de terça a domingo das 9h às 17h.

Há limitação para o número de visitantes em todos eles. Os parques podem receber mil pessoas por dia e o Quinzinho tem esse número limitado a 2 mil.

Passeios pelos parques da cidade, suspensos por mais de meio ano, voltam a fazer parte dos programas de lazer da comunidade e de visitantes de outras cidades. A reabertura, também com protocolos sanitários, atingiu igualmente museus e bibliotecas da cidade, fechados ao público desde o mês de março.

O Museu dos Esportes, que funciona no Palacete Scarpa, na região central da cidade, reabriu nesta segunda-feira com horário reduzido: das 11h às 16h.

A de Casa Aluísio de Almeida e o Museu da Estada de Ferro Sorocabana (MEFS) reabriram no último dia 19, com agendamento prévio, e permanecerão abertos das 19h às 16h. Já receberam sinal verde para funcionar desde o dia 5 de outubro, a Biblioteca Infantil e a Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger.

E a Casa do Turista, que foi reaberta no último dia 15, voltou a dar apoio aos visitantes de outras cidades que estejam em Sorocaba a passeio.

Outro setor que começa a voltar à normalidade é o de espetáculos, O Sesc, que interrompeu suas atividades há sete meses, reabre alguns setores para funcionar mediante agendamento e os cinemas também receberam autorização para reabertura.

Vários deles já estão exibindo suas programações, sempre mantendo protocolo sanitário para evitar aglomerações e manter o distanciamento entre as pessoas.

Essa retomada das atividades dá a sensação de que as coisas voltaram ao normal, mas o risco de contrair o novo coronavírus ainda persiste e não é o momento de baixar a guarda.

Essa falsa sensação de que a pandemia já passou tem levado muita gente a se descuidar do distanciamento social e até do uso de máscaras de proteção.

Alguns estabelecimentos comerciais -- bares e lanchonetes, principalmente -- que permaneceram fechados durante muito tempo, reabriram sem tomar todos os cuidados necessários nem limitar o número de presentes em seu interior, o que é um risco para os frequentadores. O perigo de contaminação é real e a doença continua fazendo vítimas.

Na semana passada, um vereador de Votorantim testou positivo para a Covid-19 e por isso todos os funcionários do Legislativo do município vizinho passaram por testes da doença. O resultado foi que quatro deles testaram positivo para a doença, embora assintomáticos.

A Câmara de Votorantim já permaneceu fechada por alguns períodos este ano e continua fechada para atendimento público.

Mas o exemplo mais veemente de como a Covid-19 continua fazendo vítimas é o time do São Bento. O Azulão confirmou que tem 15 atletas doentes e pediu o adiamento da partida realizada ontem contra o Criciúma, partida válida para o Brasileirão Série C.

O pedido foi formalizado, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não se manifestou a respeito. Com isso, o time sorocabano entrou em campo no Estádio Walter Ribeiro colocando até um goleiro para jogar na linha e com um único reserva. Uma formação inusitada, só possível durante uma pandemia que contaminou praticamente toda a equipe.