Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilização necessária

07 de Abril de 2020 às 00:01

O avanço da epidemia causada pelo novo coronavírus na região de Sorocaba e o consequente aumento das internações hospitalares, fez com que a Prefeitura de Sorocaba alterasse o sistema de atendimento da rede pública de saúde.

As mudanças foram anunciadas em entrevista coletiva na última sexta-feira e começaram a valer a partir desta segunda-feira, como parte do Plano de Contingência Municipal.

A Coordenadoria de Enfrentamento do Novo Coronavírus, responsável pelas ações do município, informa que todos os pacientes que se apresentarem nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sintomas relacionados à Covid-19 e que não possam receber alta, serão encaminhados por ambulâncias especiais para os Pronto-Atendimentos de Brigadeiro Tobias, Laranjeiras, São Guilherme e Unidade de Pronto-atendimento do Éden.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), essas unidades continuarão recebendo o público em geral, mas com fluxo diferenciado ou barreira física dos pacientes com problemas respiratórios.

Constatada a suspeita de Covid-19 após triagem, o paciente será encaminhado para a Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste, que se transforma em unidade de referência em atendimento de problemas respiratórios, com um bloco específico para esse tipo de paciente.

O combate ao avanço da doença, que parece inevitável, terá várias fases, com gatilhos sendo acionados assim que aumentarem os pacientes. Mesmo com o envolvimento de maior número de unidades de saúde no combate ao novo coronavírus, a UPH Zona Oeste, da avenida General Carneiro, será reservada para pacientes não-respiratórios para preservar doentes crônicos e oncológicos de possível contaminação.

Mas é o atendimento hospitalar dos casos da doença que preocupa as autoridades sanitárias. Inicialmente a Santa Casa de Sorocaba será o hospital especializado nesses casos. Estão reservados 30 leitos de enfermaria e 20 de UTI com equipamento apropriado.

Se houver necessidade, o número sobe para 110 leitos de enfermaria e 40 de UTI. Para liberar leitos na Santa Casa, o Hospital Santa Lucinda atenderá pacientes não-respiratórios. Também começou a construção do hospital de campanha na Arena Multiúso, que deverá estar pronto no final desta semana.

Destinado a pacientes em estágio intermediário da Covid-19, terá capacidade para 84 leitos. A Arena está localizada no km 106 da rodovia Raposo Tavares, nas proximidades do Hospital Regional Adib Domingos Jatene, também conhecido como Novo Hospital Regional. Outra possibilidade, em caso de necessidade, será o atendimento de pacientes na Policlínica Municipal.

As medidas programadas pela Prefeitura para enfrentar a epidemia são necessárias e urgentes. O período de quarentena determinado pelo governo estadual, que começou no dia 24 de março e deveria terminar hoje, dia 7, foi prorrogado por mais 15 dias como maneira de adiar a propagação do coronavírus no Estado e dar condições para que o sistema de saúde consiga atender os doentes.

Atendendo recomendação de cientistas e médicos envolvidos na discussão, o governo estadual decidiu prorrogar a quarentena por mais 15 dias. Alguns especialistas chegaram a sugerir mais 30 dias de isolamento, e nesse caso, ela só terminaria em maio.

Mas prevaleceu a tese de que o isolamento social dure mais 15 dias. Mesmo antes de chegarmos ao pico da doença, as internações de pacientes com confirmação da doença em leitos de UTI explodiram, principalmente na Capital.

Segundo o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, o momento mais grave da epidemia se dará em nossa região a partir de 15 de abril, conforme mostra a curva de evolução da doença.

Por isso é importante que a população mantenha o isolamento mais um período. Se houver relaxamento agora, segundo ele, a capacidade de atendimento da rede de saúde estará comprometida mais para frente, com o acúmulo de casos na rede hospitalar.

No plano de combate à doença preparado pela Prefeitura de Sorocaba, a capacidade plena de atendimento da cidade será de 190 leitos de enfermaria e 50 leitos de UTI exclusivos para pacientes da Covid-19.

A conclusão da construção do hospital de campanha da Arena Multiúso acontecerá no pico da epidemia na cidade, mas ainda será preciso chegar os equipamentos hospitalares e da equipe de profissionais que irá trabalhar nessa unidade de emergência.

É preciso muito esforço, trabalho coordenado e boa vontade da população para que possamos superar esse período crítico.