Buscar no Cruzeiro

Buscar

Iniciativa elogiável

19 de Novembro de 2019 às 00:01

O verbo ensinar significa transmitir conhecimento. A escola é o local ideal para isso. Estudantes aprendem lições que poderão valer para a vida toda. Por isso, é sempre louvável a divulgação das boas práticas do ensino.

Projetos novos, iniciativas que oferecem oportunidades diferenciadas e marcantes são sempre muito importantes para as crianças em especial, mas servem também para todos aqueles que estejam aprendendo. O espaço escolar permite um leque de possibilidades, sempre visando ao desenvolvimento das crianças.

Nesse sentido, é elogiável a iniciativa desenvolvida por duas escolas, com crianças entre 10 e 11 anos, que descobriram com uma prática bastante antiga, que é a de trocar cartas, o valor da amizade. Além disso, é claro, também treinaram a escrita.

A professora Melissa Bacelli Michelacci é a autora dessa iniciativa. Ela leciona tanto na Escola Municipal Professor Paulo Fernando Nóbrega Tortello, de Sorocaba, como na unidade também municipal Professora Maria Nagaishi Florenzano, de Araçoiaba da Serra.

O projeto dela levou seis meses para ser executado e proporcionar bons resultados. Começou com o intuito de oferecer aos estudantes uma novidade, que é a de escrever cartas. Para as crianças, isso realmente é novidade porque estão acostumadas com os celulares e as redes sociais.

Elas começaram a fazer por cartas o que fariam, de outra forma, nas redes sociais. Em sala de aula, a professora estava lá para orientar, ensinar a escrever, tirar dúvidas. Além disso, ela ainda fez as vezes de carteiro, levando e trazendo as correspondências dos alunos de Araçoiaba aos de Sorocaba e as respostas.

“Escrever carta desenvolve a escrita, a leitura e você aprende de um modo antigo de quando não tinha tecnologia. É uma boa experiência”, resumiu Mateus Oliveira Hipólito, de 11 anos, morador de Sorocaba, que se correspondeu com Samuel Douglas Ribeiro Romaini, de 10 anos, de Araçoiaba.

Os dois se conheceram na semana passada, quando os alunos das duas cidades se reuniram. O encontro teve abraços, muita conversa e até música, porque Samuel levou o seu saxofone e tocou para os novos amigos. Com certeza, um dia que as crianças vão guardar na memória.

O projeto da professora Melissa tem ainda um outro aspecto importante: o suplemento infanto-juvenil Cruzeirinho, publicado todos os domingos pelo Cruzeiro do Sul. Quando criança, ela foi leitora do suplemento e se inspirou nele para criar o projeto das cartas.

No Cruzeirinho deste último domingo a história dos estudantes foi contada, em reportagem de Daniela Jacinto. Vale ressaltar que o suplemento é bastante usado por professores no processo de ensino dos alunos em escolas de Sorocaba e da região.

Iniciativas como a da professora Melissa, que uniu os alunos das duas escolas, são extremamente importantes no processo de aprendizagem. Valorizam ainda aspectos como a amizade e o respeito às ideias dos outros, além do ensino de língua portuguesa e de outras disciplinas.

Permite também tirar as crianças do mundo virtual para mostrar o que o mundo real disponibiliza. No processo de formação das crianças isso vai importar muito.