Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comemoração diferente

01 de Agosto de 2019 às 00:01

Como acontece todos os anos, a Prefeitura de Sorocaba programou um grande número de eventos e comemorações para o aniversário da cidade que completa 365 anos no próximo dia 15. Na tradicional Semana de Aniversário, praticamente todas as secretarias criam uma programação festiva, eventos e apresentações para celebrar a data. Este ano, a Secretaria da Saúde (SES) inova e vai comemorar mais um aniversário da cidade com um trabalho que vai reduzir a fila de espera das consultas com especialistas e na atenção básica de saúde por meio do “Dia D” do Mutirão da Saúde.

O chamado “Dia D” acontece no próximo sábado, dia 3 de agosto e estão sendo programados pela SES 4.375 atendimentos nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica Municipal Edward Maluf. Haverá atendimento ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nos Ônibus Rosa e Azul, as unidades móveis da secretaria.

A demora no atendimento na área da saúde em Sorocaba tem sido muito criticada neste espaço. Apesar de ter uma rede bem estruturada de 32 unidades básicas, Unidade de Pronto Atendimento e três Unidades Pré-Hospitalares, há uma dificuldade imensa para que os cidadãos consigam consultas com especialistas ou exames mais complexos, procedimentos realizados na Policlínica Municipal. Uma ampla reportagem publicada por este jornal no mês de maio deste ano revelava que existiam na fila de espera para consultas mais de 39 mil pessoas e outras 45 mil aguardavam para realizar exames, um total aproximado de 85 mil pessoas esperando por um atendimento a que tinham direito. De lá para cá, pouca coisa mudou e ainda é grande a fila de espera tanto para consultas como para exames.

Os pedidos de exames ou de consultas a especialistas só chegam à Policlínica depois que os pacientes passam pela rede básica, quando os profissionais de saúde constatam a necessidade de uma consulta com os especialistas de diversas áreas ou de exames mais complexos, também realizados naquela unidade de saúde. De acordo com explicações da própria Secretaria da Saúde, o atraso nas consultas varia de acordo com a especialidade.

Esse mutirão programado para o próximo sábado ataca justamente esse problema, reduzir a fila de espera para consultas com especialistas e na atenção básica. Parte dos pacientes que estão na fila da rede municipal serão agendados para passar por consultas médicas com especialistas ou procedimentos. Nesse trabalho concentrado, segundo a SES, 18 UBSs atenderão das 7h às 19h e as outras 14 realizarão atendimento das 7h às 17h. O objetivo é ampliar as ofertas de vagas para agendamentos nas áreas de saúde da mulher e na saúde do adulto. As unidades realizarão atividades para promover saúde e prevenir doenças com atuação de equipe multiprofissional. A Secretaria espera realizar 950 consultas médicas nas 32 UBSs, 1.200 consultas de enfermagem e 680 consultas odontológicas, totalizando 2.830 atendimentos. Durante o mutirão de sábado estão previstas também na Policlínica 32 pequenas cirurgias, 156 consultas de dermatologia, 144 de ortopedia, 24 de mastologia, 30 de neurologia, 45 de urologia, 440 de odontologia, e dezenas de exames, num total de 1.051 procedimentos. Serão realizados também exames e consultas no Serviço de Assistência Municipal Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento Same/CTA, além de testes rápidos para diagnosticar HIV, sífilis e as hepatites B e C. Estão previstas 210 consultas nessa unidade. Os ônibus Rosa e Azul ficarão estacionados na praça Coronel Fernando Prestes das 7h às 17h para oferecer à população atendimentos nas áreas de ginecologia e urologia. No Hospital Gpaci haverá atendimento para pessoas que aguardam na fila de exames e cirurgias. Serão realizados 182 exames de diversos tipos e seis cirurgias infantis. E na Santa Casa serão feitas 20 avaliações ortopédicas.

Como se vê, toda a estrutura da Secretaria de Saúde está sendo mobilizada para esse mutirão que, para ser realizado, usará recursos do município e de uma emenda parlamentar do deputado federal Capitão Guilherme Derrite (PP). Um esforço concentrado que certamente não vai resolver a questão das filas de espera, mas vai ajudar bastante aqueles que serão atendidos. Um exemplo que poderia muito bem ser seguido por outros setores da Prefeitura nos próximos aniversários da cidade.

[irp posts="147733" ]