Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial: A restauração do Fórum Velho

11 de Agosto de 2018 às 10:00

Uma proposta de parceria entre a Prefeitura e a Associação Comercial de Sorocaba (Acso) poderá resultar na restauração de um dos prédios mais bonitos da cidade, o Fórum Velho, hoje seriamente ameaçado por infiltrações e problemas estruturais. O prédio, que é propriedade do governo estadual, durante duas décadas abrigou a Oficina Cultural Grande Otelo e foi um dos grandes polos irradiadores de cultura e arte do município.

Na última quinta-feira, em reunião no Paço Municipal, o secretário estadual de Cultura, Romildo Campello, que cumpria agenda na cidade, recebeu um ofício assinado pelo prefeito José Crespo (DEM) que solicita a cessão em comodato do imóvel por um período de 30 anos, para a Acso. Segundo informações da Prefeitura, a entidade se compromete a custear a recuperação do edifício e, em contrapartida, utilizar uma parte de suas instalações. Outra parte do prédio deverá ser utilizada para atividades socioculturais e pelo Parque Tecnológico de Sorocaba. O secretário estadual da Cultura ficou de encaminhar o ofício ao governador Márcio França (PSB) e acompanhar o pedido para que tramite da maneira mais rápida possível.

O prédio da antiga Oficina Cultural Grande Otelo é uma referência urbana e tem valor histórico e arquitetônico. Foi construído no final dos anos 1930 e abrigou, a partir da década seguinte, o fórum da Comarca, função que desempenhou até os anos 1970, quando o fórum foi transferido para um prédio novo no bairro do Mangal e de lá para as atuais instalações no Alto da Boa Vista.

Na sua função de Oficina Cultural sediou inúmeros cursos e tornou-se ponto de encontro da comunidade artística da região. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 2012. Mas com o passar do tempo, uma reforma seguida de restauração tornou-se inadiável e com isso a Oficina Cultural foi desativada.

A reforma, bancada pelo governo estadual, começou em 2014 e um ano depois constatou-se que os problemas eram mais graves. Além das infiltrações em vários pontos da construção, que seriam eliminadas com as obras de restauração, encontraram problemas na sua estrutura, em virtude da acomodação do solo. Com isso, a reforma foi abandonada em 2015, uma vez que o serviço necessário estourava completamente o orçamento inicial e desde então o prédio está praticamente abandonado.

O edifício está todo pichado e com os problemas estruturais cada vez mais graves. Foi invadido em várias oportunidades por moradores em situação de rua, que acabaram sendo desalojados pela Guarda Civil Municipal. Grupos de artistas e pessoas ligadas à cultura têm realizado frequentes manifestações reivindicando a retomada da restauração e o reaproveitamento daquele espaço.

A parceria proposta pela Prefeitura ao governo estadual, com a cessão do prédio em comodato para a Associação Comercial, parece ser um caminho viável para a sua recuperação. Segundo informações de funcionários municipais, a restauração do antigo fórum não custará menos que R$ 3 milhões, dinheiro que deverá ser investido pela Acso.

Há, porém, a questão da utilização do prédio após as reformas. Embora seja um edifício vistoso e muito bem localizado, é relativamente pequeno -- possui aproximadamente 1.300 metros quadrados de área construída, segundo informe da Prefeitura. É preciso saber antecipadamente qual o espaço a ser ocupado pela Acso após a reforma e como o Parque Tecnológico utilizará o mesmo prédio. Seria uma atitude bastante democrática debater a utilização do prédio com os movimentos culturais e artísticos.

Não seria coerente restaurar o prédio do Fórum Velho e não aproveitá-lo, ao menos em parte, para atividades artísticas e culturais em uma cidade tão carente desse tipo de equipamento urbano. Se a parceria entre a Acso e a Prefeitura de Sorocaba for bem sucedida, mostrará que esse é um caminho viável para a recuperação de vários prédios históricos da cidade que hoje correm o risco de desaparecer por falta de cuidados.