Avanço perigoso

Por

Em pouco mais de um mês, o epicentro da pandemia da Covid-19 no território paulista migrou da capital e municípios adjacentes para as áreas localizadas no interior e na faixa litorânea. Visualizando além das consequências óbvias desse deslocamento indesejável -- porém previsível --, a maior preocupação no momento é com o temível colapso na saúde, ou seja, a possibilit-group-item">Veículos

  • Diversos
  • Cultura

    Veja os destaques desta editoria

    Esporte

    Veja os destaques desta editoria

    Suplementos

    Veja os destaques desta editoria

    Jornal Digital

    Veja os destaques desta editoria

    Buscar no Cruzeiro

    Buscar

    Estado de São Paulo recebe 650 respiradores

    13 de Junho de 2020 às 00:11

    Aparelhos chegaram por Campinas, serão montados e calibrados. Crédito da foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo

    O Governo do Estado recebeu nesta sexta-feira (12) mais 650 respiradores, totalizando a compra de 1.500 aparelhos, modelo Biyovent, da Turquia. Os aparelhos que desembarcaram no Aeroporto de Viracopos em Campinas, após desembaraço alfandegário, irão para o complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP para montagem e calibragem, e então serão distribuídos a hospitais do SUS em São Paulo.

    Outros 850 ventiladores desta aquisição chegaram nas últimas duas semanas e estão sendo distribuídos para hospitais do Estado. Esses equipamentos turcos foram adquiridos pela Fundação Butantan e doados ao Governo do Estado de São Paulo para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, uma vez que respiradores são essenciais para a implantação de novos leitos de terapia intensiva.

    No último mês, São Paulo também já havia recebido outras 351 unidades de uma compra da China e outros 100 de um fornecedor nacional. A pasta também recebeu equipamentos de UTI e transporte vindos do Ministério da Saúde.

    Distribuição

    Desde o início da pandemia, a Secretaria de Estado da Saúde já entregou 1.567 respiradores, que foram distribuídos para unidades hospitalares de 62 municípios e também equipou 50 ambulâncias com suporte para pacientes graves.

    Foram contemplados hospitais da rede estadual, municipal e filantrópicos que realizam atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os modelos estão 1.420 utilizados em unidade de terapia intensiva e 147 de transporte.

    Megaoperação logística

    A Secretaria de Estado da Saúde montou uma grande operação logística e técnica que inclui a montagem, testagem e calibragem dos equipamentos e permitem que eles sejam entregues aos hospitais já em condições para uso imediato. A operação está sendo realizada pelas equipes de engenharia clínica do Hospital das Clínicas e da Secretaria Estadual.

    A região de Campinas já recebeu 82 respiradores de UTI para atendimentos de pacientes graves de Covid-19. Somente nesta semana foram 72 equipamentos para hospitais estaduais, municipais e filantrópicos.

    Somente para o município de Campinas foram 45 equipamentos, sendo 35 para os leitos de UTI do AME e 10 para o Hospital das Clínicas da Unicamp. Os demais equipamentos foram para as prefeituras de Americana (5), Hortolândia (5), Nova Odessa (2) e Sumaré (5). Também foram contemplados o Hospital Augusto de Oliveira Camargo de Indaiatuba (5), a Santa Casa Anna Cintra de Amparo (5), Hospital Santa Bárbara de Santa Barbara d’Oeste (5) e o Hospital Municipal Walter Ferrari de Jaguariúna (5). (Da Redação)

    Galeria

    Confira a galeria de fotos