Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aniversário diferente

13 de Agosto de 2020 às 00:01

A cidade de Sorocaba está vivendo uma semana de aniversário atípica, muito diferente de anos anteriores. Tempos atrás, com um mês de antecedência era preparada a programação de aniversário da cidade que seria distribuída às autoridades municipais, veículos de comunicação e interessados em acompanhar uma verdadeira maratona de apresentações artísticas, inaugurações, lançamentos de pedras fundamentais.

Secretarias municipais e entidades disputavam espaço para poder encaixar seus eventos na semana comemorativa que começava invariavelmente com um ato cívico no bairro do Itavuvu, onde ainda está chantado o pelourinho da cidade, e terminava com um desfile cívico no dia 15 de agosto realizado nas ruas de São Bento e 15 de Novembro.

O desfile era sempre precedido por uma cerimônia junto à estátua de Baltasar Fernandes, o bandeirante fundador da cidade, em frente ao Mosteiro de São Bento.

As comemorações de aniversário deste ano estão completamente diferentes e não necessariamente por culpa da atual administração municipal ou qualquer motivo de ordem política.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus, além dos problemas de saúde causados na população -- milhares de contaminados, dezenas de mortos -- drenou os parcos recursos da municipalidade e minguou os repasses dos governos estadual e federal.

Foi um baque para a economia que dava, no início do ano, os primeiros passos em direção à retomada do crescimento após longo período de crise.

Este ano, por conta do afastamento social não serão realizadas apresentações artísticas ao vivo, não houve a abertura da semana em Itavuvu, nem haverá desfile cívico na rua de São Bento, que será substituído por um “desfile virtual”.

Mas se a parte festiva foi seriamente afetada nestes tempos de pandemia, onde o bom senso recomenda a manutenção do distanciamento, foi no quesito inaugurações de obras públicas que a tradicional programação de aniversário foi mais afetada.

Como mostrou reportagem publicada por este jornal na edição de ontem (12) algumas obras estavam sendo desenvolvidas na cidade, mas a interrupção por motivos sanitários ou a falta de recursos fez com que suas inaugurações fossem adiadas.

Várias obras ainda em andamento e que poderiam ter sido concluídas e inauguradas neste período estão atrasadas. O caso mais sério são as duas escolas em construção no bairro Altos do Ipanema, ao lado do Carandá, que ainda não foram concluídas.

A previsão de entrega era 14 de maio do ano passado, mas acabou sendo adiado. De acordo com novo cronograma deveriam estar prontas no mês de maio deste ano, mas novamente o prazo não foi cumprido.

Uma das escolas têm 12 salas de aulas e demais dependências e a segunda seis salas, igualmente com as instalações de praxe.

Foram projetadas para atender os moradores dos novos conjuntos habitacionais erguidos naquela região da cidade, que juntos, somam quase 20 mil pessoas.

Hoje existe creche e pré-escola naquela região e a Prefeitura ainda pagava, até o início da quarentena, transporte para os alunos frequentarem escolas do Parque São Bento.

As unidades estão praticamente prontas, faltando alguns detalhes de acabamento, mas segundo a Prefeitura, a empreiteira não entregou a obra por problemas decorrentes da pandemia.

Outra obra que não foi concluída é a Praça da Juventude, localizada no Central Parque, zona oeste da cidade, que deveria ter sido concluída no mês de julho deste ano.

De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), o atraso na conclusão do projeto é resultado da falta de repasses financeiros do governo federal.

Boa parte dos repasses da contrapartida do município para a execução da obra já teriam sido feitos. E estão pendentes as entregas de nove academias de ginástica ao ar livre, embora boa parte dos equipamentos de ginástica já tenham sido instalados.

A implantação desses aparelhos foi custeada por emendas impositivas da Câmara de Vereadores para atender a população de nove bairros da cidade, ocupando praças e áreas verdes da municipalidade.

As academias deveriam ser entregues este mês, mas o projeto só deverá ser finalizado no início de outubro deste ano.

Há ainda várias obras de menor porte e baixo investimento que também não foram entregues, como é o caso do campo de futebol do Jardim Brasilândia, que deverá ficar pronto ainda este mês.

O 366º aniversário de Sorocaba será diferente de todos os anteriores, sem festividades, desfiles ou inaugurações. Um ano em que as regras foram ditadas pelas limitações impostas pela pandemia.