Buscar no Cruzeiro

Buscar

A população envelhece

28 de Julho de 2018 às 11:32

A população brasileira está envelhecendo rapidamente. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ganhou 4,8 milhões de idosos de 2012 até o ano passado, superando a marca de 30,7 milhões de cidadãos com 60 anos ou mais.

Seis anos atrás, eram 25,4 milhões de brasileiros nessa faixa, ou seja, houve um crescimento de 18% desse grupo etário que vem se tornando cada vez mais representativo no País. A maioria dos idosos brasileiros é composta por mulheres (56%) com 16,9 milhões de indivíduos, enquanto que os homens idosos somam 13,3 milhões.

Segundo os pesquisadores do IBGE, a população deverá crescer até 2047, quando atingirá 233,2 milhões de habitantes e começará a cair gradualmente, até os 228,3 milhões em 2060. Essas informações fazem parte da revisão 2018 da Projeção de População do IBGE, que estima os padrões de crescimento da população brasileira por sexo e idade, ano a ano. Em 2060, calculam os especialistas, mais de um quarto da população (25,5%) estará nessa faixa etária.

Nesse mesmo ano, o país teria, de acordo com os demógrafos, 67,2 indivíduos com menos de 15 anos e acima de 65 nos para cada grupo de 100 pessoas em idade produtiva (dos 15 aos 64 anos). Hoje, a taxa de fecundidade total é de 1,77 filho por mulher e em 2060 deverá cair ainda mais, chegando a 1,66.

Ao mesmo tempo, a expectativa de vida vem aumentando com rapidez. Em Santa Catarina a esperança de vida já chegou a 79,7 anos e em 2060 deverá atingir 84,5 anos.

Outro estudo, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o número de brasileiros com 65 anos ou mais vai crescer a uma taxa de 2,7% ao ano até 2060, um ritmo muito maior que a média anual da população, enquanto que a participação de brasileiros com idade ativa (15 a 64 anos) já está encolhendo, antecipando o que é conhecido como bônus demográfico, período em que há crescimento do número de pessoas produzindo e gerando riqueza em relação aos inativos.

Em Sorocaba, segundo projeção realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a população com mais de 60 anos deve aumentar consideravelmente até ano de 2030. Dentro de 12 anos, serão perto de 137 mil pessoas nessa faixa etária.

É preciso, portanto, que o Brasil se prepare para essas mudanças, se estruturando para poder oferecer o mínimo de conforto, atendimento na área da saúde, habitação, alimentação e segurança econômica para uma grande população de idosos. Esses dados levam diversas áreas técnicas do governo a entrar em estado de alerta, principalmente no que diz respeito à Previdência Social, que, do jeito em que está, não suportará a nova realidade.

Mudanças nessa área dependem principalmente da boa vontade da classe política, que se sensibilize com a urgência das adequações necessárias. Apesar de ser uma agenda política complicada, o tema deveria ter sido tratado há algum tempo, mas pressões políticas não fizeram a reforma avançar. Agora, torna-se essencial que ela entre na pauta como prioridade do próximo presidente da República.

Previsões anteriores mostravam que o chamado bônus demográfico brasileiro terminaria dentro de cinco anos. Isso criava uma espécie de janela de oportunidade para que o governo e o Congresso realizassem reformas nas regras de aposentadoria e pensão. Os dados atualizados mostram que esse tempo já acabou, sem que o Brasil tenha realizado mudanças estruturais no sistema previdenciário.

Técnicos da área lembram que apesar do bônus demográfico ter acabado antes do previsto, ainda há tempo para uma reforma “preventiva”, com regras de transição. Quanto maior for a demora nas adequações tanto no sistema previdenciário, como na área da saúde, entre tantos outros, mas radicais terão que ser as propostas de mudança no futuro.

São propostas concretas de mudanças que os cidadãos esperam daqueles que se propõe a dirigir o Brasil a partir do próximo ano. Até agora, infelizmente, pouco se tem ouvido sobre projetos nesse sentido.