Buscar no Cruzeiro

Buscar

50 mil formados

19 de Agosto de 2020 às 00:01

Na última quinta-feira, dia 13 de agosto, o ambiente acadêmico sorocabano assistiu a uma cerimônia inusitada.

Por conta da necessidade de distanciamento social provocada pela pandemia de Covid-19, foi realizada cerimônia de colação de grau de 15 cursos diferentes, todos da Universidade de Sorocaba (Uniso), em ambiente virtual.

Sinal dos tempos.

Nada de salões lotados, alunos de beca e capelo, abraços entre colegas recém-formados, mestres e familiares.

Mesmo assim, seguindo o protocolo sanitário que momento exige, a universidade atingiu neste semestre, a marca de 50 mil estudantes formados nos mais diversos cursos oferecidos pela instituição.

Apesar da cerimônia fora do padrão, a marca atingida é extremamente significativa e mostra sua evolução ao longo de sua história que começa nos anos 1950.

Foi um período em que lideranças políticas e cidadãos ilustres de Sorocaba, então uma cidade tipicamente operária, começaram a trabalhar para que o município tivesse cursos de nível universitário.

Essa condição só era, até então, encontrada em algumas capitais e cidades de maior porte.

A Universidade de Sorocaba (Uniso) tem sua origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, a antiga Fafi.

Foi criada em 1951, mas só começou a funcionar três anos depois, quando o Bispado de Sorocaba passou a administrar a instituição.

Inicialmente, a Fafi tinha dois cursos: Pedagogia e Letras Neolatinas.

No ano seguinte, três novos cursos foram incorporados: Filosofia, Geografia e História.

Começou a funcionar em antigo prédio cedido pela família Scarpa, na avenida General Osório, no bairro Trujillo.

Embora modesta, a nova faculdade chamou a atenção pela qualidade do corpo de professores, vindos de São Paulo e alguns do exterior.

A década de 1950 foi rica na criação de cursos superiores em Sorocaba, graças à combinação do apoio do poder público e da iniciativa de entusiastas pela educação superior.

Assim surgiu, em 1950, a Faculdade de Medicina de Sorocaba, o terceiro curso superior de Medicina do Estado e a primeira em uma cidade do interior.

Na época o Brasil possuía somente 13 faculdades de Medicina.

Também é dessa década a criação da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi).

Vários sorocabanos se empenharam, entre 1950 e 1954, para a criação do curso que hoje está entre as mais bem conceituadas do Estado.

A faculdade foi criada por lei municipal em 1956 e no ano seguinte um decreto federal autorizou o funcionamento do curso de bacharelado em Direito.

A faculdade foi reconhecida em julho de 1961.

Em 1967 foi criada a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba (Faccas), que passou a funcionar junto à Faculdade de Filosofia.

Curioso notar que o prédio do Trujillo, que sediou a primeira faculdade de Sorocaba e mais tarde foi uma das sedes da Uniso, abrigou em determinado período três instituições de ensino, a Fafi, Faccas e Faculdade de Direito, enquanto o prédio desta última era construído no bairro do Vergueiro.

A Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) foi criada na década de 1970, assim como a Faculdade de Tecnologia (Fatec) primeiro curso superior público do município.

Com o crescimento do número de cursos superiores e criação de universidades no Estado de São Paulo nas últimas duas décadas do século passado e no início desta, a região de Sorocaba se tornou uma das poucas a não ter universidade pública -- nem estadual, nem federal -- na virada do século.

Um trabalho desenvolvido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) para atrair universidades públicas e abraçado pelos parlamentares do município, estaduais e federais, além de suas lideranças políticas resultaram na criação das primeiras universidades públicas na região, depois da pioneira Fatec, instalada no início dos anos 1970.

O movimento levou à criação do câmpus da Unesp no município, em 2002, e, na sequência, a criação do câmpus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), duas instituições de ensino em que aos poucos foram sendo criados novos cursos de graduação e pós-graduação para atender à demanda da região.

A Uniso surgiu em 1994 de um esforço conjunto entre a Fundação Dom Aguirre e a Prefeitura de Sorocaba.

Os primeiros cursos começaram a funcionar no ano seguinte.

Em 1996 foi inaugurado o câmpus Seminário, reflexo da expansão do número de cursos oferecidos pela instituição e em 1999 foi inaugurada a Cidade Universitária junto à rodovia Raposo Tavares.

A Uniso, sucessora da pioneira Fafi, conseguiu um feito notável em termos de educação universitária no País.

Poucas instituições de ensino atingiram a marca de 50 mil estudantes formados.

Quem acredita no poder transformador da educação tem a exata noção do benefício que esses cidadãos proporcionam ao País nas mais diversas áreas de atividade.