Editorial
250 celulares são recuperados por dia em SP
O Governo de São Paulo realizou na última quarta-feira a devolução de aproximadamente 300 celulares que haviam sido roubados ou furtados em todo o Estado. Os aparelhos foram recuperados após o cruzamento de informações de boletins de ocorrência com os dados fornecidos pelas operadoras de telefonia. Só na capital paulista, cerca de 140 pessoas vítimas do crime foram convidadas pela Secretaria de Segurança Pública a comparecer à sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) para reaver o aparelho.
A ação é realizada pelo Programa SP Mobile e tem como objetivo recuperar celulares com restrição criminal que foram ativados por terceiros após o crime. Neste mês, cerca de 700 notificações foram encaminhadas às pessoas que estavam em posse de algum aparelho nessas condições. Elas tiveram que comparecer à delegacia e comprovar a origem do celular ou devolvê-lo voluntariamente.
De acordo com o Núcleo Estratégico Interdisciplinar do Sistema SP Mobile, a maioria das pessoas notificadas até agora afirmou ter adquirido o celular por meio de compra em estabelecimentos comerciais ou de terceiros, sem ter conhecimento da procedência do objeto. O projeto começou pela capital paulista e se expandiu para todo o Estado de São Paulo em junho deste ano. Desde então, 8,1 mil aparelhos foram recuperados, sendo que 3,6 mil já foram devolvidos aos donos no âmbito do programa.
O SP Mobile é o primeiro sistema estadual a integrar de maneira organizada ações de prevenção e repressão ao furto e roubo de celulares, fortalecendo o enfrentamento ao crime organizado e promovendo mais segurança à população.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, explicou que a ação faz parte de um conjunto de iniciativas da SSP que visa coibir e reduzir cada vez mais o número de roubos e furtos de aparelhos celulares tornando mais difícil a vida do criminoso. “E o mais importante é poder entregar para os verdadeiros proprietários que pagaram os celulares com o suor do seu trabalho”, disse.
Neste ano, 152,4 mil celulares foram roubados ou furtados em todo o Estado até julho. A quantidade é 4,5% menor em comparação aos sete primeiros meses de 2024. Em relação ao mesmo período de 2023, a redução chega a 12,5% ou 174,2 mil aparelhos.
A estratégia do Governo de São Paulo para recuperação de celulares furtados ou roubados tem apresentado resultados expressivos neste ano: em apenas seis meses, foram recuperados 44,9 mil aparelhos, média de 250 todos os dias.
As estatísticas da Secretaria de Segurança Pública sobre roubos e furtos de celulares no Estado apontam tendência de queda. Entre agosto de 2024 e junho de 2025 foram registradas 241,5 mil ocorrências, ante 259,2 mil no mesmo período entre 2023 e 2024.
O funcionamento do SP Mobile tem se mostrado bastante eficaz. A partir do número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (Imei) dos aparelhos furtados ou roubados, a Polícia Civil realiza o cruzamento de informações dos boletins de ocorrência com os dados fornecidos pelas operadoras de telefonia. Com isso, é possível identificar os celulares que foram reativados por terceiros.
O sistema emite um alerta diretamente no aparelho, acompanhado de uma intimação. A pessoa que está em posse do aparelho, adquirido sem conhecimento do crime, é convocada para comparecer à delegacia e prestar informações. Nesses casos, a pessoa não é responsabilizada criminalmente e passa a colaborar como testemunha. Caso contrário, ela poderá responder pelo crime de receptação a depender da análise do caso. Além das notificações, os policiais também realizam buscas a partir de mandados expedidos pelo Poder Judiciário e efetuam fiscalizações em estabelecimentos comerciais.
Outra frente de atuação está na fiscalização de estabelecimentos comerciais que revendem celulares. Mais de 4,2 mil lojas já foram vistoriadas, resultando em 899 prisões em flagrante por receptação. Somente na capital, aproximadamente 40 mil aparelhos roubados ou furtados foram recuperados e devolvidos às vítimas.