Editorial
32 anos disseminando cultura em Sorocaba
Um dos maiores cases de sucesso na área cultural está completando 32 anos de excelentes serviços prestados à sociedade sorocabana. Trata-se da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, a Fundec, uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, que tem como objetivo incentivar a cultura na cidade. É principal parceira do poder público na difusão cultural e formação artística das pessoas. A cultura tem uma missão fundamental na disseminação do conhecimento e no estímulo ao pensamento da sociedade e oferece às pessoas a oportunidade de desenvolver o talento e apreciar arte de qualidade.
A Fundec foi instituída em 14 de abril de 1992, por uma iniciativa da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) — mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico —, Fundação Cultural Cruzeiro do Sul — que mantém a rádio Cruzeiro FM 92,3, Associação de Eventos Culturais (Assec) e a empresa Metalac S/A — Indústria e Comércio em sintonia com a Prefeitura de Sorocaba.
A proposta inicial era administrar a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, uma das mais antigas do interior paulista, com mais de sete décadas de história, e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, por meio da Lei nº 12.808, de 26 de maio de 2023. Foi fundada em meados do século 20, tendo os maestros Benedito de Camargo e Nilson Lombardi como os seus primeiros regentes.
Seis anos mais tarde, em 1998, surge, dentro da Fundec, o Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), com o objetivo de formar músicos para a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, oferecendo 20 diferentes cursos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, piano, clarinete, flauta transversal, oboé, trompete, trompa, trombone, percussão sinfônica, saxofone, fagote, coral adulto, coral infantil, canto lírico, musicalização infantil e Orquestra Orff, dando oportunidade de estudo para pessoas a partir de 7 anos de idade.
O Instituto conta também com o Núcleo de Artes Cênicas, com aulas para adultos e crianças, e que tem como objetivo oferecer exercícios de interpretação, análise e pesquisa de obras clássicas e contemporâneas fazendo, dessa forma, ressurgir o teatro amador na cidade, além do curso de interpretação para vídeo.
A Fundação ainda ajuda a preservar o antigo Teatro São Rafael, construído em 1844, um patrimônio de Sorocaba. Em pleno coração da cidade, na rua Brigadeiro Tobias, 73, o prédio já serviu de abrigo à Prefeitura, de 1935 a 1980, e à Câmara Municipal, de 1982 a 1999. Restaurado e modernizado, o prédio abriga a Sala Fundec, inaugurada em 2007, com capacidade para 244 pessoas, e um moderno sistema de acústica, iluminação e climatização. Nela, são realizados os concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, apresentações artísticas e atividades do Instituto Municipal de Música de Sorocaba. O prédio ainda conta com salas de aula e espaço para as mais variadas mostras artísticas. Atualmente, é um ponto de encontro da comunidade sorocabana em exposições.
A Fundec administra, além da Orquestra Sinfônica de Sorocaba e do Instituto Municipal de Música de Sorocaba, vários outros projetos como a Banda Sinfônica, Orquestra Experimental, Orquestra Orff, Big Band Fundec, The Little Big Band (formada por alunos do Instituto), Orquestra de Câmara, Coral adulto e infantil, Grupo de Choro, Madrigal, Grupo de Percussão, Quarteto de Cordas, Quinteto de Metais, Duos de piano e flauta, flauta e violão e piano e trompete. Todo esse trabalho também é abraçado pelos Amigos da Fundec, um programa de incentivo às ações culturais e educacionais, por meio da colaboração de pessoas e empresas. É por meio dele que a Fundação capta recursos e, assim, estimula a cultura da cidade e organiza eventos com acesso a todos.
Para comemorar os seus 32 anos, a Fundec inaugurou ontem (1º) uma exposição que conta, por meio de registros fotográficos, a importância do trabalho realizado ao longo dessas três décadas. A mostra, que ficará em cartaz até 30 de abril, é uma celebração visual à dedicação da instituição à promoção da arte e da cultura. Ao longo do mês, a instituição também promoverá apresentações culturais.