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Editorial

Na fila do trem

A expectativa agora é de que até 2026, como previsto no cronograma estadual, o projeto realmente saia do papel

08 de Junho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Governo paulista deu início a estruturação de projetos enquadrados no PPI, incluindo investimentos no sistema de transporte ferroviário
Agora, em 2023, surge uma nova oportunidade de Sorocaba ser beneficiada com esse serviço (Crédito: AGÊNCIA SP)

Sorocaba espera, há muito tempo, a revitalização do sistema férreo que corta a cidade e a volta das viagens de trem até a Capital. Embora esse projeto sempre aparecesse na lista de prioridades de vários governos, tanto na esfera federal quanto na estadual, ele nunca saiu do papel. As desculpas eram sempre as mesmas: a falta de investidores, a impossibilidade de retorno financeiro, a falta de demanda para manter um serviço desse, e muito mais. Em algumas ocasiões nem desculpa houve, a iniciativa era engavetada e lá ficava por anos à mercê da poeira e do esquecimento.

Agora, em 2023, surge uma nova oportunidade de Sorocaba ser beneficiada com esse serviço. Conforme reportagem publicada na edição do dia 7 de junho do jornal Cruzeiro do Sul, a implementação do Trem Intercidades -- Eixo Oeste --, que vai ligar a cidade até São Paulo deverá ser viabilizado por meio do Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP) e receber recursos da ordem de R$ 9 bilhões. O anúncio foi feito numa cerimônia, na terça-feira (6), pelo governador Tarcísio de Freitas.

Nesse dia foram apresentados os projetos e o cronograma de propostas de concessão de linhas de transporte público sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM), além de mais de dois mil quilômetros de rodovias, que devem alcançar R$ 42,3 bilhões em investimentos. A implantação da linha férrea Sorocaba/Capital, aguardada há mais de 10 anos, foi incluída nesse pacote. Em março deste ano, o governo paulista já tinha confirmado que o projeto para o transporte de passageiros já estava em fase de estudos técnicos.

De acordo com o Governo do Estado, o trem que vai de Sorocaba a São Paulo integra um lote de investimentos que prevê concessões e expansões de linhas da CPTM e do Metrô. O sistema de Trem Intercidades (TIC) prevê a criação de uma rede ferroviária regional, com quatro linhas para o transporte regular de passageiros a Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos. Sorocaba deverá ser o segundo município contemplado, após Campinas.

A busca por investimentos foi uma das principais bandeiras de Tarcísio de Freitas durante a campanha eleitoral. Logo que assumiu o posto de governador, ele iniciou uma série de tratativas, no Brasil e no exterior, para viabilizar essas parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. Várias delegações estrangeiras estiveram aqui para conhecer de perto os projetos e as propostas elaboradas pelo Palácio dos Bandeirantes. Tarcísio também apresentou esses projetos em viagens que fez para o exterior, mostrando que há interesse de São Paulo em receber aportes financeiros vindos de fora.

A determinação do governador paulista vai em caminho oposto ao pretendido pelo Governo Lula. Para o petista, a privatização é nefasta e mesmo empresas vendidas dentro dos parâmetros legais devem ser reincorporadas ao patrimônio público. As críticas à privatização de uma fatia da Eletrobras, por exemplo, são uma constante. A postura de Lula tem provocado fortes quedas nas ações de empresa, prejudicando milhões de brasileiros que utilizaram parte de seu Fundo de Garantia para investir na iniciativa.

São Paulo sabe que o caminho para a retomada do crescimento e da geração de empregos passa pela chegada de dinheiro vindo de fora. O PPI tem como objetivo ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial. A iniciativa dos projetos apresentados tem se baseado em sustentabilidade, segurança jurídica, estabilidade das normas e observação das melhores práticas nacionais e internacionais. Esses pilares norteiam a relação que o Governo do Estado pretende estabelecer com as empresas parceiras.

E não são poucos os recursos que estão sendo pretendidos. A carteira estadual de projetos por meio via PPIs é estimada em cerca de R$ 180 bilhões, entre capital privado e público. A concessão para implantação do Trem Intercidades de Sorocaba a São Paulo está nesse bolo. A expectativa agora é que até 2026, como previsto no cronograma estadual, o projeto realmente saia do papel e a população sorocabana comece a vislumbrar uma luz no fim do túnel trazendo uma nova onda de progresso para a cidade.