Editorial
À espera do progresso
Só com obras que beneficiem milhares de pessoas será possível garantir a qualidade de vida tão almejada nos tempos atuais
A Prefeitura de Sorocaba deu início, no sábado (20), às obras de duplicação e melhoria da avenida 3 de Março, principal ligação entre a região de Aparecidinha e o Alto da Boa Vista.
A previsão é de que a obra seja entregue à população num prazo de 18 meses. Nesse período serão realizados serviços de pavimentação asfáltica, redes de drenagem de água e esgoto, revisão na iluminação com a implantação de lâmpadas em LED e até a instalação de uma ciclovia.
O trecho em obras tem seis quilômetros de extensão e vai beneficiar moradores dos bairros e condomínios instalados na região como também permitir um acesso mais adequado ao Parque Natural Chico Mendes e à parte da zona industrial.
A avenida 3 de Março tem-se tornado um importante corredor viário e essa obra vai ajudar a levar ainda mais progresso para a zona leste da cidade. O bairro de Aparecidinha, com enorme potencial turístico, também vai ser bastante beneficiado por essa obra.
Como mostrou a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul publicada no domingo (21), os moradores da região ficaram bastante entusiasmados com o início dos trabalhos.
O auxiliar administrativo Ivandro Cordeiro de Araújo contou que mora na região há mais de 39 anos e nesse período todo a família dele sofreu vários problemas de saúde por causa do excesso de poeira levantado por veículos que trafegam pelo trecho em terra.
Ele disse que o problema também era grave no período chuvoso, quando a via ficava praticamente intransitável. Ivandro torce para que agora a obra comece e traga benefícios para a região.
Outros moradores acreditam que a obra vai melhorar também o acesso dos bairros a Castelinho. Segundo eles, o trânsito hoje é bastante complicado por conta do excesso de veículos nos horários de pico.
O investimento de R$ 45 milhões nessa obra, com recursos advindos de um convênio assinado com a Corporação Andina de Fomento (CAF), vai permitir o desenvolvimento de toda a região e a chegada de uma série de novos empreendimentos numa área que, por muito tempo, ficou esquecida.
A previsão é de que sejam instalados no local novos condomínios verticais e horizontais e também uma área destina a bares e restaurantes.
O presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Sorocaba, enfatizou, durante a cerimônia de início das obras, que o importante nesse momento é ampliar a sintonia entre os Poderes Executivo e Legislativo, permitindo que novas obras sejam realizadas, melhorando a qualidade de vida da população.
Para o presidente da Câmara, a aprovação do projeto, que criou o Cadi (Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação), possibilitou que a cidade conseguisse equacionar melhor suas obras e trouxesse mais recursos externos para o município.
O vereador João Donizeti, líder do governo no Legislativo, lembrou que o investimento de R$ 45 milhões vai gerar um desenvolvimento muito grande ao município, pois as obras agora iniciadas farão a interligação da cidade com a zona industrial e o bairro de Aparecidinha, onde moram cerca de 20 mil habitantes.
Nesses 18 meses de obra, os motoristas que trafegam pela região vão ter de ter uma dose extra de paciência. Serão muitas intervenções viárias, movimentação de máquinas e o burburinho dos trabalhadores, mas tudo isso é necessário para que se consiga o objetivo final.
“Não é uma obra simples, nem tão rápida, mas temos a certeza de que vai transformar a vida de milhares de sorocabanos”, disse o prefeito Rodrigo Manga.
Sorocaba precisa investir cada vez mais para garantir que o crescimento populacional não trave o progresso da cidade. Muito desse dinheiro deve ser aplicado em obras nas vias urbanas e no transporte público, permitindo que a população consiga se deslocar rapidamente e com um bom nível de conforto.
Só com obras que beneficiem milhares de pessoas será possível garantir a qualidade de vida tão almejada nos tempos atuais.
Que essa obra, na avenida 3 de Março, transcorra dentro do prazo e que os moradores, no ano que vem, já possam usufruir de seus benefícios há tanto tempo aguardados.