Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Compromisso com a fiscalização

O jornal Cruzeiro do Sul assume publicamente o compromisso de estar alerta, o tempo todo, na fiscalização do mandato de cada um de nossos representantes

21 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sede do prédio da Alesp, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Sede do prédio da Alesp, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Crédito: ARQUIVO)

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo diplomou, na segunda-feira (19), os eleitos nas eleições deste ano. A cerimônia, um dos últimos atos oficiais antes da posse em 1º de janeiro, reuniu o governador eleito, Tarcísio de Freitas, o vice Felicio Ramuth, o senador Marcos Pontes e seus dois suplentes, 70 deputados federais e 94 estaduais.

A região de Sorocaba esteve presente no ato. Receberam os diplomas os deputados federais eleitos Guilherme Derrite, Vitor Lippi, Jefferson Campos e Simone Marquetto. Já os estaduais eleitos são Danilo Balas, Carlos César, Maria Lúcia Amary, Rodrigo Moraes e Vitão do Cachorrão. Além disso, foi diplomada também a primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Maganhato, eleita como segunda suplente do senador Marcos Pontes.

A convite do governador Tarcísio de Freitas, após a posse, o deputado Derrite deixará o parlamento para ocupar a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Uma missão nobre, numa área em que muitas mudanças são esperadas.

Como se pode notar, pelo número de eleitos, a região está bem representada nas esferas nacional e estadual. Temos vários parlamentares bastante experientes e outros que chegam agora com a possibilidade de fazer um bom papel na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. A região precisa, nos próximos quatro anos, de parlamentares que defendam não só as necessidades locais, mas que façam a voz dos milhares de eleitores que os elegeram ser ouvida em alto e bom som por toda a Nação.

Os eleitores dos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Sorocaba votaram, em massa, nas candidaturas de Jair Bolsonaro e de Tarcísio de Freitas. São esses ideais e propostas que devem ser defendidos por nossos representantes.

A região foi clara em demonstrar que é contra a corrupção, que defende a liberdade de expressão, que quer que a família seja respeitada e que não vai tolerar a volta da bandalheira instalada no País nas primeiras décadas do século XXI. Não queremos mais conviver com Mensalões, Petrolões e outras formas de transformar o dinheiro público, arrecadado com muito suor e trabalho de toda a sociedade, em alimento para aves de rapina que só pensam no poder como forma de se beneficiar e de beneficiar aliados.

Nossos representantes do Parlamento terão que ser firmes em combater toda e qualquer maracutaia proposta por esses grupos. Não vamos tolerar a conivência, nem a omissão na hora de debater os principais problemas vividos pelo País. E vamos cobrar, diariamente, a posição de cada um dos representantes eleitos por nós, povo da Região Metropolitana de Sorocaba.

O jornal Cruzeiro do Sul assume publicamente esse compromisso de estar alerta, o tempo todo, na fiscalização do mandato de cada um de nossos representantes. Só com atitudes como essa, conseguiremos multiplicar a força do nosso voto e fazer valer a esperança num país melhor.

São muitos os temas desafiadores que estarão em pauta no Congresso Nacional nos próximos anos. Um descuido qualquer e poderemos transformar o Brasil num país desequilibrado economicamente, inseguro juridicamente e incapaz de atrair investimentos estrangeiros. Um retrocesso e tanto.

A missão é árdua e confiamos na capacidade de nossos representantes eleitos. Mesmo assim, é importante seguirmos passo a passo, suas atitudes, suas posições e seus votos em cada tema de interesse nacional. Não podemos aceitar, por exemplo, o avanço de algumas instituições do Poder Judiciário sobre prerrogativas que são exclusivas do Executivo e do Legislativo. Se cada um ficar no seu quadrado, o País vai funcionar de acordo com o que prevê a Constituição. Se um dos Poderes decidir subjugar os outros, aí o caos vencerá e toda a sociedade acabará perdendo.

Queremos representantes ativos e altivos, defendendo a região com políticas justas, inclusivas e que beneficiem a todos. O Brasil merece ser um país melhor, livre da corrupção e das tentativas de se manter no poder a qualquer custo.