Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

A importância do Censo para o País

Pelas estimativas atuais, Sorocaba tem uma população de cerca de 695 mil habitantes

29 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa, na segunda-feira (1º), a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022. A pesquisa domiciliar estava prevista para ocorrer em 2020, mas precisou ser adiada, duas vezes, por causa dos efeitos da pandemia da Covid-19.

Com os dados atualizados em mãos, os governantes, das três esferas, vão poder ajustar as políticas públicas e usar melhor os recursos advindos dos impostos cobrados de todos nós. O último censo foi realizado em 2010 e muita coisa mudou de lá para cá. A sociedade sofreu transformações importantes. Com o advento do home office, por exemplo, milhares de famílias trocaram a vida na cidade grande pela tranquilidade do interior. Movimentos desse tipo vão poder ser quantificados com o trabalho dos recenseadores. E a distribuição das verbas oficiais poderá ser melhor equalizada.

Pelas estimativas atuais, Sorocaba tem uma população de cerca de 695 mil habitantes espalhados por uma área territorial de 449 quilômetros quadrados. Só que a chegada de novas empresas tem atraído um volume constante de novos moradores. O Censo 2022 vai explicar onde estão vivendo essas pessoas, o nível de renda que elas possuem e os problemas que enfrentam no dia a dia. Num exercício de futurologia, se os dados finais da pesquisa domiciliar indicarem que a maior parte da população da zona norte usa o transporte público, a prefeitura vai conseguir adequar o sistema para essa demanda. Por outro lado, se em determinada região da cidade a população envelheceu e não há mais crianças em idade escolar, os dirigentes municipais vão poder desativar unidades educacionais e transferir o efetivo para áreas onde a necessidade seja maior.

Os censos e outros levantamentos estatísticos têm ajudado a identificar bolsões de pobreza e outros sinais de desigualdade social no território nacional, nos municípios e em seus bairros. Com as informações atualizadas vai ser possível acompanhar os efeitos -- e defeitos -- de políticas e programas públicos das mais variadas áreas, tais como trabalho, educação, saúde, previdência e assistência social.

O levantamento vai conseguir avaliar também os efeitos da guerra fiscal entre Estados. Várias unidades da Federação reduziram os impostos na tentativa de atrair indústrias e gerar empregos. Muitos empresários aproveitaram esse momento para mudar suas instalações e arrastar uma legião de trabalhadores. Só que nem todos os governadores conseguiram cumprir as promessas de melhoria de infraestrutura oferecidas durante a assinatura dos acordos. A escassez de mão de obra qualificada, a precariedade de algumas rodovias e a distância dos compradores finais afetou o custo de produção. Muita gente já está arrependida, pensando em retornar aos grandes centros de consumo. E isso pode mexer, novamente, com o desenho populacional do País.

Por todos os motivos aqui expostos é importante atender bem o recenseador. Mais do que isso, é vital transmitir a ele as informações corretas. Em todo o Brasil, cerca de 70 milhões de domicílios devem ser visitados até o final de outubro. A agilidade na coleta de dados também é fator importante para o sucesso do trabalho.

Muita gente se preocupa com segurança e evita atender desconhecidos na porta de casa. Por conta disso, os recenseadores estarão identificados com colete azul marinho, com o logotipo do IBGE e um crachá de identificação. O governo federal vai liberar a consulta, pela internet, da identificação de todos os envolvidos na coleta de dados. Na dúvida, antes de abrir a porta, você pode confirmar se a pessoa é quem diz ser mesmo. Os funcionários são orientados a não pedir para entrar na casa, já que tudo pode ser feito na calçada da residência. Atitudes diferentes dessa devem ser motivo de desconfiança. Outra opção é responder as informações pela internet. Para isso, o morador deve receber do recenseador um e-ticket (tíquete eletrônico), com prazo de validade de sete dias, que libera o acesso ao questionário on-line do IBGE.

Estamos há mais de uma década sem saber a real situação do País. O Censo vai ajudar a colocar a casa em dia. As informações atualizadas vão permitir a adequação das políticas públicas e uma vida melhor para todos nós. O nosso dever agora é colaborar com os recenseadores.