Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

O pontapé inicial do 5G

A tecnologia 5G, quando estiver plenamente operando, permitirá a estreia da internet das coisas

07 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
5G
5G (Crédito: GOVERNO FEDERAL)

O Brasil entrou, definitivamente, na era do 5G. O sinal puro (sem interferência de outras frequências) começou a operar no País, ontem (6), em Brasília. O funcionamento do sistema foi aprovado na última segunda-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Próxima geração da internet móvel, a tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.

Aqui em Sorocaba, vai demorar um pouco mais para termos a implantação do sinal 5G puro. Antes disso, a cidade será a primeira da região Sudeste a receber, gratuitamente e em caráter de projeto-piloto, um sistema de iluminação pública equipado com tecnologia de quinta geração (5G) de conectividade móvel, internet sem fio e câmeras de videomonitoramento. A instalação do conjunto de luminárias inteligentes terá início mês que vem, na região central da cidade, a partir da praça Coronel Fernando Prestes.

O Conecta 5G, nesta primeira fase, terá a duração de três anos e recursos superiores a R$ 10 milhões investidos. O projeto foi criado exclusivamente para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com o apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As luminárias públicas inteligentes foram importadas da Finlândia e desenvolvidas pelas empresas Nokia (Finlândia) e Juganu (Israel), contendo uma antena 5G integrada e utilizando tecnologia de chipset da empresa Qualcomm (EUA) e outra desta mesma companhia, para a internet sem fio.

O acesso ao sinal será livre para todo cidadão que estiver naquela região, desde que possua equipamentos compatíveis com o sistema 5G. Cada luminária que será instalada em Sorocaba ainda vem equipada com duas câmeras de alta resolução, cujas imagens podem ser integradas à rede de videomonitoramento da administração municipal, tanto para fins de segurança pública, como para monitoramento de trânsito.

A tecnologia 5G, quando estiver plenamente operando no País, permitirá a estreia da internet das coisas, que libera a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores. Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.

A TIM foi a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Em princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população.

Segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, as próximas cidades a receber o sinal 5G puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas as datas ainda não estão previstas.
Segundo a Anatel, Brasília foi escolhida para estrear a tecnologia 5G por ter um número baixo de parabólicas. Conforme os dados mais recentes da agência reguladora, existem cerca de 3,3 mil parabólicas em funcionamento no Distrito Federal.

Originalmente, o edital do leilão de 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de Covid-19 fez o cronograma atrasar dois meses.

De qualquer forma, o Brasil está na vanguarda da tecnologia 5G ao lado de outras potências mundiais como Estados Unidos e China. O desenvolvimento desse sistema por aqui garantirá a expansão de vários serviços e operações pela internet cada vez mais rápidas e seguras. Sorocaba faz parte desse processo, tanto no campo das pesquisas, como também na avaliação de projetos-piloto. A torcida, agora, é que essa novidade, que toma conta do mundo, traga cada vez mais benefícios aos nossos lares e vidas.