Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Investir bem para manter o ciclo de prosperidade

O importante é que a cidade saiba investir bem os recursos extras que estão entrando

15 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Aldo V. Silva / Arquivo JCS (26/2/2014))

Sorocaba tem vivido, nos últimos anos, um boom de investimentos. São empresas de todos os tamanhos e atividades que aportam na cidade de olho na infraestrutura disponível. A cidade fica próxima de São Paulo, é circundada por municípios prósperos na Região Metropolitana, é servida por excelentes rodovias e possui mão de obra qualificada. Isso tudo somado, garante um bom cenário para quem quer investir tanto na indústria quanto no comércio e na prestação de serviços.

Mês a mês, a prefeitura anuncia a chegada de novas empresas e de mais vagas de trabalho. Segunda-feira (13), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo confirmou a instalação de mais quatro empresas, num investimento total de cerca de R$ 151 milhões e a geração de 1.500 empregos, entre diretos e indiretos.

As empresas englobam uma unidade do Grupo Pão de Açúcar, além de outros três empreendimentos, de médio e grande porte, cuja tramitação de processos ainda demanda sigilo. A nova unidade do Pão de Açúcar funcionará perto da avenida Antônio Carlos Comitre, no Campolim, onde antes funcionou o Hipermercado Extra. O novo projeto vai abrir 80 vagas diretas de emprego, além de mais 240 indiretas.

“Estamos muito satisfeitos e otimistas com mais esses anúncios de investimentos em nossa cidade. A previsão é que as contrações de funcionários dos quatro novos estabelecimentos ocorram ainda neste ano. Em breve, também poderemos divulgar os detalhes das demais empresas que estão chegando”, explicou o secretário da Sedettur, Robson Coivo.

Coivo destacou também o apoio especializado que o município oferece para a implantação ou ampliação de empreendimentos na cidade, desde a elaboração até a conclusão do projeto, mais política de incentivos fiscais e desburocratização. “O objetivo é fomentar o crescimento da nossa cidade, promovendo a vinda de novos recursos e ampliando a geração de empregos e renda.”

Essa chegada constante de novos empreendimentos tem movimentado outros setores, com destaque para a construção civil. Basta um giro pela cidade para se notar o grande número de prédios em construção. Nos sinais de trânsito, os panfletos de novos lançamentos imobiliários são uma constante.

Esse ritmo de crescimento que a cidade vem experimentando produz outras boas consequências. A arrecadação de impostos cresce e há mais dinheiro disponível para investimentos importantes como saúde e educação.

No primeiro quadrimestre deste ano, a Prefeitura de Sorocaba registrou um aumento de 15% na arrecadação. São quase R$ 93 milhões a mais na comparação com o mesmo período de 2021. De acordo com levantamento da Secretaria da Fazenda de Sorocaba, as principais elevações de receitas do município são provenientes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Conforme os dados apresentados, o maior aumento no período foi em relação à arrecadação do ISSQN, com crescimento de 16,3%, mostrando que o setor de prestação de serviços foi o que mais evoluiu no quadrimestre. Em seguida, a maior elevação foi com o ICMS que teve crescimento de 13,15%, em relação ao mesmo período de 2021. O que também indica que o setor de produtos manufaturados está em alta na cidade.

O importante, dentro desse cenário, é que a cidade saiba investir bem os recursos extras que estão entrando. Com dinheiro em caixa, o poder público vai poder melhorar a infraestrutura, abrindo novas vias e facilitando a circulação dos veículos, melhorar o atendimento à saúde da população e dar escola de qualidade para nossas crianças e jovens.

Não se pode desperdiçar esse momento positivo. A cidade tem que se modernizar e estar apta a atrair, cada vez mais, investimentos. Só assim esse ciclo virtuoso se estenderá, garantido um futuro promissor para todos.