Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Um futuro transformador para a indústria

A iniciativa do Ciesp e seus parceiros vem em boa hora. O Brasil precisa dessa revolução industrial

06 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Arquivo ABR)

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) lançou quarta-feira (4), em Sorocaba, o projeto batizado de Jornada de Transformação Digital. A intenção da entidade, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Senai-SP e Sebrae-SP, é incentivar as indústrias a investir nos processos de automação e digitação. Se bem implantados, esses novos sistemas podem proporcionar um ganho de produtividade de até 40%. Sorocaba foi a primeira cidade do interior paulista a sediar esse evento.

Hoje existem cerca de 53 mil indústrias em São Paulo e o programa está estruturado para atender 92% delas. “O Senai e o Sebrae poderão apoiar com metodologia adequada colocando no papel o projeto. Juntos vamos revolucionar a produtividade da indústria de São Paulo e levar para o Brasil um trabalho importante para aumentar a produtividade e diminuir a Capex (investimentos em máquinas e equipamentos) com dados surpreendentes”, disse o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, em evento realizado na terça-feira (3), em São Paulo. “E, ao ajudarmos as pequenas, estamos ajudando as grandes, que recebem fornecimento das pequenas”, explicou Josué.

No lançamento da Jornada de Transformação Digital, em Sorocaba, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, em entrevista exclusiva ao jornal Cruzeiro do Sul, disse que as entidades ligadas a esse projeto pretendem investir R$ 300 milhões em capacitação para pequenas e médias empresas do Estado. “É uma meta ousada, queremos capacitar cerca de 40 mil empresas num período de dois anos e meio. Daqui até lá vamos dar o suporte necessário para atender todas as empresas que queiram migrar para a Indústria 4.0 (a Indústria Inteligente)”, contou Rafael Cervone.

Para Tirso Meirelles, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, com a Jornada, as empresas poderão ter melhoramento contínuo nos processos. “Precisamos reagir ao futuro, criar as condições necessárias para chegar à venda digital e sair da mesmice. Com a parceria, podemos transformar esse momento em oportunidade”, afirmou Tirso.

A Jornada de Transformação Digital é dividida em oito etapas de consultoria e treinamento para indústrias de todos os segmentos, com diferentes níveis de maturidade digital: Diagnóstico, Estratégia, Otimização de Processos, Mapeamento, Automação, Digitalização, Integração e Indústria Inteligente. As metodologias utilizadas já foram aplicadas em empresas de diversos portes, em projetos específicos, com resultados positivos.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que 66% das micro e pequenas empresas estão no estágio inicial de maturidade digital. E são quatro as dificuldades básicas apontadas pelos empresários na hora de iniciar a transição: traçar a estratégia, desconhecimento das ferramentas e potencialidades, escassez de profissionais capacitados e falta de recursos para investir.

“A transformação é o momento de rever a estratégia e modelos operacionais. O mercado está pressionando para a digitalização, principalmente pelo fato da pandemia com os novos hábitos de consumo on-line”, explicou o diretor regional do Senai-SP, Ricardo Terra. Segundo ele, a proposta da Jornada é responder a essas dificuldades dos industriais com assessoria em estratégia e gestão.

A iniciativa do Ciesp e seus parceiros vem em boa hora. O Brasil precisa dessa revolução industrial para melhorar a competitividade das empresas. Essa inserção no mundo global é vital para a entrada de mais dinheiro, via exportação, e de investimento de potências estrangeiras interessadas naquilo que melhor produzimos. Incentivar a melhorar o desempenho das pequenas e médias empresas é vital para a construção de um parque industrial forte e diversificado.

É importante também o reconhecimento do Ciesp à capacidade da indústria de Sorocaba. Ter sido a primeira cidade do interior do mais rico Estado do País a fazer parte desse projeto é motivo de muito orgulho. Orgulho que tem que ser transformado em ação e que possamos, daqui dois anos e meio, comemorar os frutos desse projeto.