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Nova ferramenta para Sorocaba
Criado pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), acaba de chegar ao mercado o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs)
A partir de agora, Sorocaba e região podem contar com um novo e relevante serviço. Criado pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), acaba de chegar ao mercado o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), uma nova e valiosa ferramenta que pode servir às empresas, gestores, órgãos públicos, entidades e até profissionais liberais. Qualquer interessado, independentemente do ramo de atuação, pode contratar o serviço.
Apesar de Sorocaba já contar com institutos de pesquisa locais, o Ipecs apresenta vários diferenciais. Entre eles, o principal, sem dúvida, é a credibilidade, já que traz 118 anos de existência e experiência do jornal Cruzeiro do Sul.
Além disso, apresenta metodologia específica, podendo oferecer pesquisas quantitativas, qualitativas, com diversas opções e variações, dependendo da necessidade e vontade do cliente.
É importante ressaltar que pesquisas de dados e opinião existem para balizar decisões. É um elemento que norteia as ações, oferecendo o perfil do público em estudo, determinando qual a mensagem a ser transmitida ou ações a serem realizadas.
A pesquisa é um diagnóstico e não um prognóstico. Ela mede o momento, a reação da comunidade em face de uma determinada situação, por exemplo. E o sucesso de uma pesquisa, independentemente de seu segmento, está diretamente ligado à confiança que deve existir no teor da informação. Essa credibilidade deverá existir não só no ato e na forma da coleta dos dados, mas também pela maneira como eles são tratados.
Por meio de pesquisas, empresas e gestores podem analisar a eficiência e os rumos do trabalho, como posicionamento de produtos e marcas, até fazerem correção de rotas. Feita com seriedade, isenção e critério, a pesquisa é uma ferramenta norteadora, que mostra o caminho e ajuda na resolução de dúvidas e eventuais problemas.
Os estudos também podem ajudar empresários a decidir sobre investir ou não em determinado local ou modelo de negócio, permitindo também o reconhecimento de mercado.
Publicadas no último domingo nas plataformas de conteúdo do Cruzeiro do Sul, as primeiras pesquisas do Ipecs foram realizadas entre dezembro e janeiro e levantaram a opinião do público sorocabano sobre alguns serviços públicos municipais, como saúde, transporte, educação e segurança, além de avaliar o desempenho dos poderes Executivo e Legislativo da cidade.
Outra frente da pesquisa levantou as marcas mais lembradas pelos sorocabanos em segmentos como planos de saúde, farmácias, construtoras, óticas, imobiliárias, padarias, shoppings, pet shops, faculdades, revendedoras de veículos usados e concessionárias.
Nesse primeiro levantamento do Ipecs, por exemplo, foi criado um extrato de Sorocaba por gênero, faixa etária, zona da cidade e classe econômica. Tendo como público-alvo pessoas acima de 16 anos, a pesquisa foi realizada em duas etapas.
Na primeira foram ouvidas 617 pessoas entre 17 e 20 de dezembro e, na segunda, mais 580 pessoas de 11 a 13 deste mês. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais. O intervalo de confiança foi de 95%, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.
Outro ponto fundamental é que o novo instituto poderá realizar pesquisas que darão suporte e substrato a matérias e assuntos que estão sendo abordados pelas plataformas de conteúdo do Cruzeiro do Sul.
Enfim, o Ipecs é mais um passo à frente do Cruzeiro do Sul para produzir e trazer conteúdos relevantes a seus leitores.