Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Emprego melhora de forma gradual

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,6%, com queda de 1,6% na comparação com o trimestre anterior. Sorocaba registrou saldo positivo no emprego formal pelo sexto mês seguido

03 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (26/10/2021))

Diante do atual quadro econômico e social, um dos pontos cruciais é a retomada do emprego. Felizmente, após tanta turbulência e a crise mundial causada pela pandemia, aos poucos a situação vai melhorando.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,6% no terceiro trimestre deste ano, com queda de 1,6% na comparação com o trimestre anterior. O número de pessoas em busca de emprego recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, totalizando agora 93 milhões de pessoas.

Com o crescimento do número de empregados, o nível da ocupação -- o percentual de pessoas em idade de trabalhar que estão no mercado de trabalho -- subiu para 54,1%, enquanto no 2º trimestre tinha sido de 52,1%.

A queda na taxa de desocupação do País se estendeu a todas as regiões. No Sudeste, que é a região com o maior número de pessoas desempregadas (6,3 milhões), a taxa passou de 14,6% no segundo trimestre para 13,1%. No Nordeste, saiu de 18,3% para 16,4%. E essa melhora na geração de emprego também está sendo observada regionalmente em vários estados e municípios. Isso sinaliza um processo de recuperação de trabalho que ocorre de maneira disseminada em todo o Brasil.

Sorocaba, por exemplo, fechou outubro com saldo positivo de 2.491 vagas, resultado de 10.322 admissões contra 7.831 desligamentos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Os setores que mais contrataram no mês passado na cidade foram o de serviços (1.271 postos de trabalho formal) e a indústria (1.787 admissões). Já o comércio aparece em terceiro lugar, com saldo de 413. A construção civil ficou na quarta posição, com saldo de 160 vagas. E a agropecuária em quinto lugar, com duas admissões e três desligamentos e saldo negativo (-1). Para efeito de comparação, em Sorocaba, enquanto outubro teve geração de 2.491 vagas, em setembro foram 917 novos postos, ou seja, houve um aumento de 171,64% de um mês para outro. O número, no entanto, é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado -- outubro de 2020 --, quando o saldo foi de 2.775 empregos com carteira assinada.

Mas a melhor notícia, certamente, é a boa sequência. A cidade registrou saldo positivo no emprego formal pelo sexto mês seguido, ou seja, desde maio. Sorocaba iniciou 2021 com 1.528 novos postos de trabalho preenchidos em janeiro. Em fevereiro, o resultado foi ainda melhor: 2.600 empregos formais. Em março, 1.559. A série positiva foi interrompida em abril (- 272 vagas). O mês de maio retomou com 1.471 vagas, seguido de junho (1.295), julho (1.528), agosto (1.614), setembro (917) e outubro, com o segundo melhor resultado do ano (2.491 vagas) e o maior em oito meses. No consolidado, de janeiro a outubro, foram realizadas 92.438 admissões contra 79.036 desligamentos na cidade Isso corresponde a um saldo positivo de 13.402 vagas de emprego com carteira assinada neste ano.

Para chegar a esses números, diversos órgãos e entidades têm promovido ações para fomentar o mercado de trabalho, aproximando pessoas que estão em busca de emprego das vagas disponíveis ou abertas. Uma ação recente foi o Mutirão de Empregos de Sorocaba, que ocorreu no Parque Tecnológico (PTS) semana passada. Mais de mil vagas de agendamento foram disponibilizadas para os candidatos. A iniciativa foi da Prefeitura de Sorocaba, por meio de algumas secretarias e do PTS.

Na 1ª edição do mutirão, por exemplo, que ocorreu no último dia 26 de outubro, também no PTS, aproximadamente 1,6 mil pessoas foram atendidas. Desse total, 1.084 foram encaminhadas para entrevistas de emprego, 400 foram contempladas com vale-cursos e 200 participaram de capacitações.

Além das oportunidades oferecidas pelo Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT) da cidade, diversas agências de empregos também ofertam vagas, capacitações e consultorias.

O caminho é esse. Todos se ajudando para que mais gente consiga um emprego.