Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Sorocaba é destaque nacional

Cidade obteve a primeira colocação em importante premiação e ficou em excelente posição em ranking entre municípios

25 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: PEDRO NEGRÃO )

Os sorocabanos e moradores de Sorocaba amanheceram ontem com mais motivos para se orgulhar. Em um mesmo dia, a cidade obteve a primeira colocação em importante premiação nacional e também ficou em excelente posição em ranking entre municípios brasileiros.

Em cerimônia ocorrida na noite de terça, em Brasília, Sorocaba conquistou o primeiro lugar na categoria de melhor gestão do Brasil, considerando-se as cidades acima de 500 mil habitantes, do Prêmio Band Cidades Excelentes 2021. Parceria entre entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila, a premiação tem o propósito de incentivar a melhoria da realidade das cidades, ao reconhecer a adoção de boas práticas da Gestão Pública.

Mais de cinco mil municípios brasileiros concorreram, sendo que apenas 15 foram selecionados como finalistas. A premiação leva em conta cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, além de menções extras.

Na classificação geral, Sorocaba ficou com 66,35 pontos no índice Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), com destaque para os pilares Educação (79,93) e Eficiência Fiscal e Transparência (72,83). Juntamente com Sorocaba, foram à final na mesma categoria Joinville (SC) e São José dos Campos (SP).

O objetivo é que a premiação continue repercutindo no dia a dia desses municípios, ao reconhecer iniciativas pioneiras na gestão pública municipal, incentivando a implementação de projetos de melhoria na esfera pública, disseminando soluções de gestão que sirvam de referência e valorizando servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

Ao receber o troféu, Manga exaltou o trabalho em equipe e disse que o objetivo final é tornar Sorocaba uma cidade de excelência para se viver. Curiosamente, foi a segunda láurea recebida pelo alcaide em poucos dias. Na quinta (18), ele já havia sido agraciado, em São Paulo, na categoria Melhor Prefeito/Gestão 2021 do interior paulista, na 8ª edição do Prêmio Networking Empresarial.

E as boas notícias não param por aí. Sorocaba foi considerada a 41ª cidade mais competitiva do Brasil e a 25ª na região Sudeste, segundo levantamento divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que faz parte da edição deste ano do Ranking de Competitividade dos Municípios, ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, também com foco na melhoria da gestão das cidades.

Com o resultado, Sorocaba subiu quatro posições no ranking em relação ao estudo anterior, divulgado em 2020.

O levantamento tem o objetivo de avaliar 65 indicadores fundamentais para a promoção da gestão pública nas cidades, organizados em 13 pilares temáticos e três segmentos: instituições, sociedade e economia.

De acordo com o ranking, os maiores potenciais de Sorocaba são no funcionamento da máquina pública; em inovação e dinamismo econômico; saneamento; qualidade da educação; em sustentabilidade fiscal; no acesso à educação e em capital humano.

Já os maiores desafios da cidade, segundo o levantamento, se encontram em meio ambiente; saúde; telecomunicações; segurança; qualidade de vida e inserção econômica. A categoria meio ambiente, por exemplo, leva em conta emissões de gases de efeito estufa; cobertura de floresta natural; desmatamento ilegal; velocidade do desmatamento ilegal e áreas recuperadas.

No total, 411 municípios do país foram analisados, o que corresponde a 59,75% da população brasileira. Desses, 96 cidades pertencem ao território paulista, configurando a unidade da federação com maior representatividade no estudo e destaque para as duas cidades mais bem avaliadas do Brasil na questão da competitividade: Barueri (1º) e São Caetano do Sul (2º). Além disso, dos 100 municípios mais competitivos do Brasil, 49 são paulistas, com melhor estrutura.

Além de 25ª cidade mais competitiva da região Sudeste, Sorocaba é a primeira colocada da Região Metropolitana. Dos 27 municípios da RMS, só outras cinco cidades aparecem no ranking das 100 mais competitivas do Sudeste, são elas: Itu (60ª), Votorantim (68ª), Salto (71ª), Tatuí (72ª) e Itapetininga (91ª).