Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Sem trégua na luta contra a Covid

A campanha Megavacinação que começa hoje em todo o País quer incentivar cerca de 21 milhões de brasileiros a completarem o ciclo vacinal

20 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / PREF. DE ITU)

Com foco na segunda dose e na dose de reforço, inicia-se hoje em todo o País a Megavacinação, campanha contra a Covid promovida pelo Ministério da Saúde e que vai até o dia 26. Com o slogan “Proteção pela metade não é proteção”, uma força-tarefa pretende fazer com que a população complete seu esquema vacinal.

Em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conassems), o governo federal quer promover a partir deste sábado uma mobilização nacional para incentivar os brasileiros que não voltaram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose ou o reforço.

Ao longo desse período, serão realizados diversos eventos em seis capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Curitiba, Salvador e Brasília.

Para facilitar a ação, o Ministério da Saúde distribuirá imunizantes a todos os postos de vacinação, o que ajudará a intensificar a imunização dos brasileiros.

A Megavacinação tem como objetivo incentivar os cerca de 21 milhões de brasileiros que não voltaram para completar o ciclo vacinal a procurarem os postos espalhados por todo o País a fim de garantirem máxima proteção.

A campanha também é direcionada àquelas pessoas que já estão na fase de tomar a terceira dose, e que necessitam reforçar a imunidade contra a doença. Conforme o Ministério da Saúde, são 9,3 milhões de brasileiros aptos a tomarem esse reforço.

De acordo com o levantamento, São Paulo e Minas Gerais são os Estados que mais possuem brasileiros nessa situação. Entre os paulistas, há 4,1 milhões de pessoas atrasadas com a segunda dose. Quanto aos mineiros, 2,9 milhões de pessoas estão sem o ciclo vacinal completo. A faixa etária dessas pessoas concentra-se entre 30 e 34 anos.

Outro ponto a ser comemorado na luta contra o novo coronavírus é que nesta semana o Brasil ultrapassou os Estados Unidos no índice de vacinação completa contra a Covid, apesar de ainda continuar atrás de países como Chile e Argentina, de acordo com ranking feito pela plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford (Inglaterra).

Com mais de 125 milhões de pessoas vacinadas com duas doses ou com a dose única, 59,4% da população brasileira já recebeu a proteção completa. Já os Estados Unidos aparecem com 58,9% de imunizados.

No ranking da Our World in Data, o Brasil ocupa a 55ª posição. A lista é liderada pelos Emirados Árabes Unidos, com 88,4% da população vacinada. A seguir estão Portugal (87,56%), Cingapura (86,25%) e Malta (83,44%). Na América Latina, o Chile é o país que aparece com a melhor contagem proporcional, chegando a 81,89% da população.

Mesmo diante de diversas dificuldades como tamanho da população e extensão territorial, o Brasil vem avançando bem em sua campanha de vacinação.

Portanto, a Megavacinação é uma iniciativa extremamente importante e que chega em momento crucial. Com ela, podemos seguir vencendo a batalha contra a pandemia. Para isso, é fundamental evitar a disseminação do vírus e impedir retrocesso no número de internações e mortes pela doença. Que a situação de alguns países da Europa sirva de exemplo e alerta.

É preciso alcançar o maior número possível de brasileiros imunizados, ir em busca daqueles que não voltaram para a segunda dose ou dose de reforço e estimular o cidadão sobre a importância de vacinar-se contra a Covid.

Assim, faça você também a sua parte, seja responsável. Entre nesse combate global contra o vírus completando sua vacinação.