Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Guinada tecnológica com alcance social

Especialistas ouvidos pelo Cruzeiro do Sul na sexta-feira (12) têm posicionamento unânime quanto aos benefícios que o 5G poderá trazer para todos os sorocabanos

14 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Lionel Bonaventure / AFP (17/11/2020))

Uma nova revolução tecnológica que promete impactar a tudo e a todos já tem data certa para chegar a Sorocaba. Em julho de 2025, cada recanto dos 450 quilômetros quadrados do município deverá estar conectado ao resto do mundo por meio da quinta geração de redes móveis e banda larga conhecida pela sigla 5G. O cronograma para implantação da versão brasileira do mais moderno sistema de telecomunicações do planeta foi definido pelo governo federal no edital de leilão das faixas de frequência necessárias ao funcionamento da rede.

O processo de seleção das empresas que participarão do processo foi encerrado no último dia 5 de novembro, com a batida de martelo para dez gigantes do setor: Vivo, Claro, TIM, Algar, Winity II Telecom, Brisanet, Consórcio 5G Sul, Cloud2u, Fly Link e Neko Serviços. Além de movimentar R$ 47 bilhões, a maior operação da história no âmbito das comunicações também estabeleceu um atalho para o futuro. Mais rápida, mais leve e mais barata, em tese, a substituta do atual padrão nacional -- nossa 4G de cada dia -- abrirá caminho para novas oportunidades de avanço tecnológico e inovação. Peritos em telecomunicações preveem, por exemplo, a aceleração de ferramentas como a Internet das Coisas (IoT). Porém, as suas implicações envolverão todas as pessoas que utilizam conexão de rede celular e internet.

Como previsto, a implantação do sistema acontecerá em cinco etapas com duração de seis anos, a partir de 2022. Sorocaba faz parte do segundo grupo, formado pelos municípios interioranos com mais de 500 mil habitantes. Nestes, toda a estrutura para o novo padrão deverá estar completamente pronta dentro de três anos e meio. Anteriormente, a tecnologia será instalada nas 27 capitais estaduais e no Distrito Federal. Neste caso, o prazo limite estabelecido é o final do primeiro semestre do ano que vem. As fases seguintes prevêem o início do funcionamento da conexão ultra-rápida nas cidades com população entre 500 mil e 200 mil habitantes, de 100 mil a 200 mil e, na sequência, nos municípios que possuem entre 30 mil e 100 mil moradores. Os prazos, para estas localizações são, respectivamente, julho de 2026, julho de 2027 e julho de 2028.

Especialistas ouvidos pelo Cruzeiro do Sul na sexta-feira (12) têm posicionamento unânime quanto aos benefícios que o 5G poderá trazer para todos os sorocabanos. Eles destacam como principal diferença na comparação com o 4G, a conexão cerca de 100 vezes mais rápida -- passa dos atuais 19,67 megabits por segundo para cerca de 10 gigabits. Além disso, o 5G permite a conexão de maior número de dispositivos ao mesmo tempo e sem falhas na internet. O sistema atual comporta até 10 mil dispositivos conectados à rede por quilômetro quadrado simultaneamente. A partir de julho de 2025, a mesma área poderá comportar cerca de 1 milhão de dispositivos. Ou seja, o território sorocabano comportará até 4,5 milhões de equipamentos funcionando sincronicamente.

Esses números significam, basicamente, maior agilidade em todas as operações realizadas por celulares, computadores e demais equipamentos que necessitam de conexão externa, incluindo, evidentemente downloads e uploads. Os técnicos ouvidos pelo jornal citam entre outros benefícios a possibilidade de se fazer e participar de videoconferências em movimento, andando a pé ou de carro na rua, sem queda de sinal, nem delay -- o incômodo atraso -- na conversa e na imagem. Saindo do âmbito da telefonia móvel, as melhorias nas conexões certamente privilegiarão os mercados baseados em internet. O tempo de resposta abreviado facilitará o uso de tecnologias em carros autônomos, em linhas de produção automatizadas, em indústrias e em telemedicina, com cirurgias feitas a distância e em tempo real, sem as defasagens prejudicais inerentes do 4G. Os setores de educação, com o ensino remoto, de streaming, jogos digitais, e as cidades inteligentes também serão positivamente impactados.

As possíveis vantagens da chegada do 5G são tantas e tão amplas que nem mesmo os profissionais das áreas envolvidas diretamente no processo conseguem mensurar. Por conta da rapidez e da maior estabilidade estima-se, por exemplo, que os usuários terão ganhos também no bolso. Uma lista inicial das possibilidades inclui redução do custo de energia elétrica, já que os equipamentos precisarão de menos tempo para enviar, receber e pesquisar. As baterias, por sua vez, poderão ter o tempo de vida útil ampliado, já que precisarão de um número menor de recarga.

No entanto, a chegada do 5G deve proporcionar um ganho de mensuração indefinida, porquanto muito mais ampla, geral e irrestrita: a democratização do acesso à informação e à educação. A proposta do governo federal, agora consolidada como cláusula contratual -- portanto, de cumprimento obrigatório -- para as operadoras vencedoras do leilão inclui a extensão da conexão rápida e de qualidade aos locais atualmente à margem das redes móveis e até da internet convencional. Segundo uma pesquisa recente feita pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, o País fechou 2020 com 152 milhões de usuários da web. Na comparação com o ano anterior, houve o acréscimo expressivo de 7%. No entanto, segundo especialistas, este acesso ainda é muito desigual, pois 58% dos lares brasileiros se conectam usando exclusivamente o celular. Se considerarmos as classes D e E, o número de pessoas sem conexão de qualidade à web sobe para 90%.

Todos nós podemos colaborar para que essa guinada da tecnológica da inclusão seja realmente completada. Vamos apoiar os projetos e iniciativas de forma crítica e construtiva, apontando os senões que certamente aparecerão ao longo do processo e exigindo que o prometido seja colocado em prática.