Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Dias melhores após sofrida trajetória

Após auge de óbitos por Covid em abril, Sorocaba acaba de completar cinco dias sem notificações

30 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Essa dura e sofrida trajetória teve início em 28 de março de 2020
Essa dura e sofrida trajetória teve início em 28 de março de 2020 (Crédito: Fábio Rogério )

Um ano e seis meses depois de registrar a primeira morte por Covid em Sorocaba, a cidade acaba de comemorar uma marca significativa: cinco dias seguidos sem receber nenhuma notificação de novos óbitos causados pelo novo coronavírus.

Essa dura e sofrida trajetória teve início em 28 de março de 2020, com a confirmação da morte de um idoso de 92 anos de idade, que estava internado em um hospital particular da cidade, por conta da doença.

A partir dali os casos explodiram, não apenas em Sorocaba como em todo o País -- e no mundo. Na mesma proporção, o número de óbitos também aumentou consideravelmente, levando dor e preocupação a milhares de famílias brasileiras.

É preciso lembrar que naquele início de pandemia no Brasil ainda não havia conhecimento mais aprofundado sobre a doença nem tampouco a vacinação, que viria a ter início em janeiro deste ano.

Em relação às mortes, o auge do problema em Sorocaba aconteceu em 5 de abril de 2021, quando a cidade bateu recorde no número de notificações de óbitos pela Covid-19 em um único dia. Na data, foram notificados 62 mortes -- que incluíam também diversos dias anteriores, até mesmo do final de março. Ainda assim, uma marca assustadora e preocupante. Antes disso, o recorde anterior de mortes notificadas por Covid em um período de 24 horas era de 54 vítimas, ocorrido em 29 de março.

Outro sinal de alerta e preocupação em relação ao fatídico 5 de abril é que nesse dia os hospitais da cidade voltaram a registrar 100% de lotação dos leitos destinados para a doença.

Parece que foi ontem, mas já se passou um ano e meio daquele início de pesadelo no País. De lá para cá foram mais de 18 meses de extrema dificuldade para a população, com muito sofrimento, tristeza pela perda de entes queridos, lamentações por negócios e empregos que evaporaram. Um turbilhão de acontecimentos. E somente agora as coisas parecem estar voltando ao eixo, ao “novo normal”.

Felizmente, tudo indica que em relação à pandemia o pior já passou. No momento, Sorocaba acaba de completar cinco dias sem receber notificações de novas mortes causadas pela Covid-19. Segundo a prefeitura, o último óbito registrado ao município e informado no boletim oficial ocorreu na sexta-feira, 24 de setembro: um homem de 57 anos, diabético, hipertenso e cardiopata, que faleceu na véspera.

De acordo com especialistas, os principais motivos para a queda no número de óbitos pela doença, assim como a redução de novos casos e internações, são principalmente o avanço da vacinação e os cuidados sanitários.

A vacinação, por exemplo, segue avançando na cidade. De acordo com a Secretaria da Saúde, até anteontem, já havia sido aplicado um total de 935.223 doses, sendo 565.296 da primeira aplicação, 347.871 da segunda dose, 18.039 da dose única e 4.017 da terceira aplicação ou dose de reforço.

Portanto, ainda que a situação tenha melhorado consideravelmente em relação a março do ano passado, devemos seguir atentos, respeitando as medidas sanitárias preventivas, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Outra ação fundamental por parte da população é sempre completar o esquema vacinal da Covid-19, seja com segunda, terceira ou quantas doses forem indicadas daqui para a frente pelos profissionais da saúde.

O sonho e o desejo de todos é que Sorocaba -- e o País -- fique muitos e muitos dias sem nenhuma lamentação.