Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Pelo bem da cidade e da população

Obtenção de mais uma unidade do Programa Bom Prato em Sorocaba é exemplo de que o bem das pessoas deve estar acima de interesses políticos

25 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Segundo restaurante Bom Prato vai ser construído na zona norte de Sorocaba
Segundo restaurante Bom Prato vai ser construído na zona norte de Sorocaba (Crédito: ADIVAL B. PINTO / ARQUIVO JCS)

Em menos de 10 dias, Sorocaba -- e os sorocabanos -- tiveram, ao menos, duas excelentes notícias. E o mais importante, ambas mostraram que, quando se trabalha em conjunto, a favor da cidade, e acima de partidos políticos ou siglas, quem sai ganhando é a população.

Na semana passada, de forma até rápida, chegou-se a uma solução bastante positiva e satisfatória para a situação envolvendo o prédio conhecido como Fórum Velho. Após o problema se arrastar por anos a fio, com o local fechado desde 2014 e totalmente degradado, bastou o governo estadual decidir colocar o imóvel à venda para haver uma mobilização generalizada de políticos e da população.

O resultado foi a cessão do prédio para a administração municipal, algo vantajoso para todos os envolvidos -- desde que a partir de agora cada um cumpra a sua parte, claro, como reforma, conservação, bom uso e administração do local.

Ontem, os sorocabanos tiveram mais uma prova de que os interesses da comunidade precisam estar acima das questões pessoais.

Com esforço conjunto, políticos de ao menos três partidos distintos conseguiram ajudar a cidade a conseguir algo que o município almejava há tempos: a segunda unidade do programa Bom Prato, de oferta de alimentação a preços simbólicos.

No anúncio dessa decisão, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) exaltou o empenho da deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB) e do vereador Rodrigo do Treviso (PSL).

Porém, independentemente de nomes, cargos e partidos, o importante é que Sorocaba acabou beneficiada com mais essa unidade de um programa que é um sucesso pois leva, efetivamente, comida para as pessoas mais necessitadas.

E por que precisou haver esforço conjunto? Pois inicialmente Sorocaba não estava entre as cidades contempladas nesse novo lote de unidades do Bom Prato a serem implantadas no Estado de São Paulo.

Foi preciso trabalho, contatos e costura política até a confirmação dada pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, e também pelo vice-governador Rodrigo Garcia. Dessa forma e felizmente, esse antigo desejo dos munícipes se concretizou.

Ainda sem data para ser inaugurada, o novo restaurante do Bom Prato em Sorocaba vai atender a região da zona norte. A atual unidade na cidade está localizada próxima ao Hospital Regional, onde são oferecidas cerca de 1.600 refeições diárias.

Criado em dezembro de 2000 pelo governo estadual, o Programa Bom Prato nasceu com o objetivo de servir refeições de qualidade e baixo custo para pessoas de baixa renda. Para se ter uma ideia, atualmente os preços são R$ 1 por almoço ou jantar, e R$ 0,50 pelo café da manhã.

A alimentação é balanceada com cerca de 1.200 calorias por refeição, composta por arroz, feijão, salada, legumes, uma proteína, farinha de mandioca, pão, suco e sobremesa (uma fruta da época). Desde setembro de 2011, todas unidades começaram a também servir café da manhã.

O Bom Prato serve diariamente mais de 93 mil refeições, e está presente em 59 restaurantes, sendo 22 localizados na Capital, 12 na Grande São Paulo, oito no litoral e 17 no interior.

E além da confirmação do novo Bom Prato na cidade, Sorocaba também deve ter em breve sua primeira unidade de uma espécie de “Bom Prato municipal”.

Segundo o prefeito, já foi solicitado orçamento e já há conversas adiantadas para a instalação de um restaurante a preços populares que ficará localizado próximo à Santa Casa. Um dos objetivos é ajudar na alimentação dos acompanhantes de pacientes que frequentam o hospital.

Enfim, estão aí dois exemplos de como é importante superar diferenças políticas em prol do bem coletivo. Resta-nos torcer para que esse pensamento se alastre e que a classe política um dia enxergue que sua verdadeira finalidade é justamente essa: servir à população.