Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Que a primavera ilumine o caminho

Nova estação chegou, trazendo as cores das flores e a possibilidade do início de chuvas em parte do País

24 de Setembro de 2021 às 01:19
Cruzeiro do Sul [email protected]
Enfim, chegou a primavera! A estação começou no hemisfério sul nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, às 16h21
Enfim, chegou a primavera! A estação começou no hemisfério sul nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, às 16h21 (Crédito: Erick Pinheiro (6/9/2018))

“Não se pode dizer para a primavera: tomara que chegue logo e dure bastante. Pode-se apenas dizer: venha, me abençoe com sua esperança, e fique o máximo de tempo que puder”. A frase do escritor Paulo Coelho resume bem o sentimento do momento.

Enfim, chegou a primavera! A estação começou no hemisfério sul na quarta-feira, dia 22 de setembro, às 16h21 (no mesmo momento em que teve início o outono no hemisfério norte). E por que exatamente nessa hora tão precisa? Bem, tradicionalmente, o início da primavera ocorre no dia 23 de setembro.

Porém, do ponto de vista técnico, a primavera não necessariamente coincide com sua data oficial. Isso porque o que marca o início da estação é uma questão astronômica. O momento de início possui relação com um fenômeno chamado equinócio, que nada mais é do que o período do ano em que os dois hemisférios (norte e sul) são igualmente iluminados pelos raios solares, de forma que os dias e as noites possuem, basicamente, a mesma duração.

É importante lembrar, porém, que o equinócio exato só ocorre em um momento do ano, pois logo depois a luz solar vai gradativamente se inclinando para o hemisfério sul, fazendo com que, aos poucos, os dias vão se tornando cada vez maiores do que as noites.

Quando esse processo atinge seu ponto máximo, ou seja, o momento em que o dia estiver maior o possível, temos o solstício, que costuma ocorrer no dia 21 de dezembro, encerrando a primavera e iniciando o verão.

Na primavera, o clima é mais ameno, não tão quente quanto no verão, nem muito frio como no inverno. Apesar de ser conhecida como a “estação das flores”, vale mencionar que, não necessariamente, isso aconteça de fato.

Isso porque essa estação provoca diferentes efeitos sobre os diferentes lugares, de modo que nem sempre essa época do ano obedece ao estereótipo do céu azul, sol radiante, temperaturas amenas e ambiente florido.

No Brasil, por exemplo, nesse período, muitas regiões começam a receber chuvas, que costumam se iniciar no final de setembro e início de outubro, prolongando-se durante quase todo o verão. Assim, a primavera sinaliza o início da transição entre o período seco e o início das primeiras chuvas.

É a fase das famosas pancadas de chuva, como detalham os meteorologistas. E é justamente nisso que parte da população brasileira se apoia para que possamos começar a afastar o risco de crise hídrica que nos ronda perigosamente.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com a nova estação, há um indicativo de que no Centro-Norte do País as precipitações fiquem de normal a ligeiramente acima da média. Já no restante do Brasil, principalmente nas áreas da bacia do rio Paraná, as chuvas infelizmente ainda tendem a ficar de normal para abaixo da média.

A primavera é uma época muito apreciada por boa parte das pessoas, pois a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. É possível vislumbrar a beleza das floradas dos diferentes ipês, de diversas tonalidades.

Além de modificar a paisagem, a estação muda também as pessoas, deixando-as mais animadas e sensíveis. É também o início da preparação para o verão.

Uma das belezas da primavera está na certeza de que o inverno se foi, e com ele uma boa parte dos dias frios, cinzentos, duros. E que mesmo depois de perder todas as folhas, a árvore não perde a vida, e volta ainda mais bela do que antes!

Que a estação traga esses sentimentos, que seja mais uma etapa dessa reconstrução e “renascimento” depois de quase dois anos da escuridão e dificuldade da pandemia.

Como já disse certa vez o escritor-poeta Caio Fernando Abreu, “que a primavera venha leve, suave e calorosa, enchendo de cor o dia a dia e iluminando os corações gelados”.

Ou que a gente siga as palavras da escritora Clarice Lispector: “Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela. Exatamente porque nunca são as mesmas flores”.