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Editorial

Produto e orgulho ‘made in Sorocaba’

Aquela que é considerada a "melhor coxinha do Brasil" chega a São Paulo levando o nome de nossa cidade

15 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Produtos preparados para venda em São Paulo são produzidos em Sorocaba
Produtos preparados para venda em São Paulo são produzidos em Sorocaba (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Ter orgulho e valorizar as características, produtos, serviços e tudo o que representa Sorocaba são sentimentos nobres e que, em algumas situações, vão além disso. No caso de produtos e serviços, por exemplo, tal postura ajuda não somente na economia local como também no posicionamento no mercado em geral.

Dá gosto ter a “nossa terra e nosso povo” reconhecidos. Isso serve em todos os níveis. Quem já viajou para fora do País, por exemplo, já deve ter sentido o reconhecimento em relação ao futebol brasileiro. Basta falar que é brasileiro para receber de volta palavras como Pelé, penta etc.

Ainda nessa mesma linha, ao saber da origem sorocabana, muitos de nós já ouvimos de interlocutores de outras cidades e Estados a seguinte reação: “Sorocaba? A cidade da melhor coxinha do Brasil?!”.

Isso porque um produto essencialmente sorocabano e que virou sinônimo de excelência, sendo reconhecido além das fronteiras do município, é a coxinha feita pela Padaria Real.

Com 64 anos de história em Sorocaba, a padaria já é parada obrigatória para quem mora ou visita a região. A fama é tanta que o local virou até atração turística.

Pois bem, agora, além de fazer sucesso na cidade e região, a coxinha sorocabana também está conquistando os paulistanos. O famoso quitute finalmente chegou à capital paulista.

Inicialmente, até mesmo como experiência de mercado, houve um período de venda por delivery a um número limitado de clientes, algo feito por meio de um único aplicativo de entrega com abrangência limitada a um raio de sete quilômetros ao redor do ponto de distribuição em São Paulo.

Apesar do sucesso imediato, muitos paulistanos de outras áreas da cidade não conseguiam adquirir os saborosos produtos. Mas de tanto as pessoas quererem comprar no ponto de venda paulistano, a Real abriu uma “janela” no local -- algo parecido com o que a empresa tinha na unidade da Real do centro de Sorocaba e que funcionava quando a padaria fechava a loja.

Assim, a empresa implantou um sistema take away (quando o cliente faz o pedido e retira em um ponto específico). Desde então, a comercialização é feita para toda a cidade de São Paulo, a partir de um ponto exclusivo de entrega, localizado no conhecido bairro de Pinheiros.

Ou seja, trata-se de mais uma conquista dessa famosa marca de Sorocaba. Os produtos vendidos em São Paulo são produzidos aqui na cidade e, depois, enviados diariamente para a capital, em caminhões.

Os alimentos frescos, a exemplo de salgados e pães, seguem resfriados ou congelados e são finalizados na cozinha da Real na capital. Já os industrializados, como pães embalados, são mandados totalmente preparados.

O sucesso tem sido grande. Como previsto, a coxinha sorocabana ganhou o paladar dos paulistanos e já lidera as vendas da unidade. Não é incomum haver fila para comprá-la. Instalada em um espaço de 330 metros quadrados, a cozinha paulistana conta com 24 funcionários e funciona todos os dias.

Apesar de não haver planos de abertura de uma tradicional padaria Real na capital, a procura e os pedidos para que isso aconteça têm sido grandes, a ponto de a direção da empresa admitir tal possibilidade no futuro.

Que o exemplo de trabalho e sucesso da Real inspire muita gente. É algo para todo sorocabano se orgulhar.