Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

A eficiência da Deic de Sorocaba

Ao desbaratar quadrilha que aplicava golpes via WhatsApp com falsas pesquisas sobre Covid, divisão da Polícia Civil marca mais um golaço

14 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Deic prendeu cinco suspeitos de aplicar golpes com falsas pesquisas sobre a Covid-19
A Deic prendeu cinco suspeitos de aplicar golpes com falsas pesquisas sobre a Covid-19 (Crédito: Fábio Rogério )

A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), deu ontem mais uma demonstração de sua eficiência. A Deic prendeu cinco suspeitos de aplicar golpes com falsas pesquisas sobre a Covid-19, na operação Ripley, que envolveu 50 policiais e foi deflagrada em várias cidades do Estado de São Paulo.

A investigação durou seis meses e teve início em razão de uma vítima ser de Sorocaba. A partir daí, a polícia descobriu outras vítimas espalhadas pelo Estado. Na capital, foram presos quatro homens e uma mulher. Os membros da quadrilha tinham entre 21 e 41 anos. Também foram apreendidos dispositivos eletrônicos, incluindo celulares, tablets e notebooks. Como as investigações ainda prosseguem, a Polícia Civil ainda não tem o número exato de lesados nem os valores obtidos pela quadrilha.

O golpe era praticado pelo aplicativo de mensagem WhatsApp. De acordo com a Polícia, os criminosos ligavam para as vítimas se passando por servidores do Ministério da Saúde. Eles simulavam que estavam realizando pesquisas sobre a doença. Acreditando na encenação, as pessoas passavam seus dados e, com isso, o grupo clonava o WhatsApp das vítimas.

Após conseguirem a lista de contatos, os criminosos mudavam a dinâmica e, se passando por conhecidos das vítimas, solicitavam empréstimos a familiares e amigos. Quando conseguiam os valores, entrava em operação uma nova etapa do crime. Era o processo de lavagem de dinheiro, usando várias contas bancárias.

No decorrer da investigação, os policiais da Deic Sorocaba identificaram e desarticularam tanto o núcleo operacional, ou seja, aquele que fazia as ligações, como também o núcleo financeiro.

Trata-se, portanto, de mais uma operação bem sucedida da Deic Sorocaba. Desde que foi inaugurada na cidade, a divisão tem protagonizado importante e eficiente papel no combate à criminalidade. Só para citarmos alguns recentes episódios, na semana passada a divisão prendeu dois irmãos envolvidos com golpes em transferências bancárias via Pix.

A dupla causou prejuízos em torno de R$ 13 milhões, principalmente contra instituições financeiras. As detenções ocorreram na quinta-feira (9), em Sorocaba e Salto, em dois condomínios de luxo. Outra operação relevante foi a prisão, em junho, de três pessoas e o desbaratamento de uma quadrilha suspeita de roubar casas de luxo em condomínios de Sorocaba.

Naquela investigação, que durou dois meses, houve o cumprimento de 12 mandados na cidade. Durante a apuração, a polícia também conseguiu ligar o grupo a um roubo de 20 celulares de uma loja na cidade e diversos outros crimes.

Pouco mais de um ano após sua inauguração, a Deic Sorocaba, que atende uma população de mais de 3 milhões de pessoas, representa um marco na evolução da produção da Polícia Civil na cidade e na região, abrangendo 79 municípios.

Comandada pelo delegado Wilson Negrão desde 25 de agosto de 2020, a Deic passou a incorporar outras delegacias e alguns setores especializados. Sob o comando de Negrão, outros quatro delegados são responsáveis por esses setores: Rodrigo Ayres, Luciane Bachir, Luis Lara e Felipe Orosco.

Bem instalada, com recursos tecnológicos e uma equipe de cerca de 60 policiais civis, a Deic mais do que dobrou a produção e os resultados da Polícia Civil. Houve aumento de quase 200% nas prisões efetuadas, na comparação de 2020 com igual período de 2021.

O total de prisões em 2020 foi de 324 contra 941 este ano -- até o aniversário de um ano da divisão. No mesmo período, o número de pessoas presas por tráfico de drogas subiu de 176 para 308. E em relação ao total de drogas apreendidas houve uma explosão.

Enquanto em 2020 foi apreendida pouco mais de uma tonelada (1,2 mil kg), em 2021 já são mais de 13 toneladas. Outros destaques da Deic Sorocaba em 2021 foram os aumentos de mandados de prisão cumpridos e de inquéritos instaurados.

Foram 784 mandados este ano contra 141 no mesmo período de 2020, crescimento de 456,02%. Já o total de inquéritos instaurados subiu de 113 para 195, com aumento de 72,56%.

Também houve melhorias nos números de flagrantes lavrados, pessoas presas em flagrantes, prisões preventivas solicitadas, máquinas caça-níquel apreendidas.

Enfim, um show de eficiência da Deic Sorocaba, que certamente merece nossos aplausos e os parabéns da população.