Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Uma prisão que causa apreensão

Criticada pela PGR, polêmica prisão de Roberto Jefferson causa mais dúvidas do que certezas

17 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Roberto Jefferson: uma prisão polêmica
Roberto Jefferson: uma prisão polêmica (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil )

O Brasil não é para amadores. Após as acirradas discussões sobre o voto impresso que resultaram em semanas acaloradas e só terminaram com a votação no plenário da Câmara, tudo indicava que o País teria dias mais amenos pela frente. Que nada! Na quinta, em mais uma decisão no mínimo polêmica, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou a prisão de Roberto Jefferson, ex-deputado federal e presidente do PTB.

Conforme o despacho de Moraes, a prisão preventiva foi autorizada no âmbito do inquérito da Polícia Federal que investiga a prática e disseminação de discursos antidemocráticos. Na decisão, ele ainda determinou a apreensão de armas e munições de propriedade do ex-deputado, bem como computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos. O ministro do STF autorizou ainda o acesso a mídias de armazenamento, incluindo celulares, HDs, pendrives e conteúdos guardados “em nuvem”, e mandou apreender ou copiar arquivos com conteúdos considerados suspeitos. Também determinou o bloqueio das contas em redes sociais. Preso em casa, Jefferson foi encaminhado ao Presídio José Frederico Marques, no Rio de Janeiro.

Roberto Jefferson é figurinha carimbada. Político astuto, conhece bem o jogo do poder. Já esteve envolvido em inúmeras polêmicas. Em 2012, foi condenado a sete anos e 14 dias de prisão pelo STF, além de multa de R$ 740 mil, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no mensalão. Ficou preso um ano e três meses somente. Se há algum erro é o fato de ele não ter ficado preso o período da condenação. Mas mandar prendê-lo agora, por críticas ao STF, é um ato temerário e que merece reflexão.

Jefferson vem, há tempos, batendo no Supremo. Suas críticas são duras, muitas vezes acima do tom. Mas entre críticas duras e prisão há um longo caminho. Sem entrar no mérito se a decretação de prisão é justa ou não, é preciso tentar entender algumas coisas. Qual é a fronteira entre o direito de opinião e atentado à democracia? Quem determina isso? Um único juiz? Não seria o caso de assuntos delicados assim serem, ao menos, decididos pelo plenário do STF? Quem decide o que é defesa da democracia e o que é censura?

A decisão é tão polêmica que o procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestou contra a prisão do presidente do PTB, por entender que ela representa uma censura prévia à liberdade de expressão, o que é vedado pela Constituição. E aí, mais um problema. Ao saber da crítica de Aras, Moraes rebateu, dizendo que, até a decretação da prisão, não havia ocorrido manifestação da PGR. Porém, a posição do ministro, em fixar um prazo de 24 horas para a PGR se manifestar, causou indignação no procurador. Ou seja, uma lambança completa.

Tudo o que o Brasil não precisa nesse momento é um acirramento, essa tensão permanente entre os poderes. Mas em vez de usarem o bom senso, partem para a disputa de quem pode mais, como se fossem crianças mimadas. Em vez do equilíbrio, contribuem para mais desequilíbrio entre os poderes da República.

E o que dizer do STF? É aquela velha história de que a gente colhe o que planta. Infelizmente, é isso o que acontece com a principal corte do País. O Supremo vem colhendo o que plantou. Formado por indicações muito mais políticas do que técnicas, tornou-se um colegiado disforme, tanto em formação e capacidade, como em interesses. Ao longo dos anos, pintou e bordou com decisões questionáveis. Liberou condenados, fez vista grossa aos criminosos poderosos, mandou prender e soltar ao bel prazer, sem critérios claros, sem unidade, sem legitimação.

Nos últimos anos esse estado de coisas ficou escancarado nas divisões sobre a prisão em segunda instância e, principalmente, em relação à Lava Jato. Com inveja dos holofotes no então juiz Sergio Moro, que se destacou no combate à corrupção, alguns membros do STF fizeram de tudo para prejudicar a operação. E, em vez de buscar resolver logo a situação para o bem do País, fosse a favor desse ou daquele, o STF preferiu dar corda, deixando a situação correr por longos cinco anos, para então agir. E quando agiu, o fez baseado em provas obtidas de forma ilegal. Por essas e outras, não podem reclamar da insatisfação popular com o tribunal. Queriam o quê? Afinal, quando é que provas ilegítimas valem e quando não valem?

E que fique claro. Não se trata, em absoluto, de questionar a existência do STF. Ruim com ele, pior sem ele. Mas mais moderação e bom senso a todos não faria mal a ninguém.

Enfim, não há certos nesse imbróglio em que se transformou o País. Só errados. Parecem crianças fazendo beiço e provocando uns aos outros. Enquanto isso a população fica sofrendo no meio dessa polarização que só contribui para alimentar os conflitos.