Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Comemore, você merece

O que reforça a esperança na retomada do crescimento é o fato do sorocabano não ficar esperando a ajuda cair do céu

15 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Sim, Sorocaba tem muito o que comemorar neste 15 de agosto. A clássica pergunta, geralmente repetida em datas especiais, leva à resposta seguramente afirmativa, mesmo que em 2021 seu significado exija abordagem multidimensional. Afinal, sob o jugo do novo coronavírus, todos os desafios se autopotencializam e as ações mais corriqueiras duplicam em dificuldades, levando o resultado da equação a uma média cuidadosamente ponderada de cifras, dados estatísticos e, principalmente, sentimentos. Felizmente, os filhos da terra desbravada por Baltasar Fernandes há 367 anos continuam armados do mesmo bom senso, resiliência e empreendedorismo que caracterizaram o arrojado bandeirante.

Apesar das adversidades enfrentadas nos últimos 17 meses devido ao flagelo da pandemia de Covid-19, o município como um todo -- da população aos setores produtivos, dos trabalhadores aos agentes públicos -- tem, sim, saldos expressivamente positivos a contabilizar. Reportagens publicadas pelo Cruzeiro do Sul ao longo da semana que se finda sustentam isso com fundamento em estudos e levantamentos efetuados por instituições confiáveis como a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o Ministério da Economia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).

No âmbito do emprego, embora não tenha ficado imune a desequilíbrios pontuais, Sorocaba conseguiu -- ao contrário do que ocorreu em inúmeras cidades e, mesmo, em países inteiros -- retomar a abertura de postos de trabalho com agilidade. Seguindo a tendência positiva que já se projetava nos primeiros meses do ano, o município fechou o primeiro semestre de 2021 com números amplamente favoráveis, superando, inclusive, o índice alcançado pelo Estado de São Paulo e até a média nacional. No período, as empresas sorocabanas contrataram 52.515 profissionais enquanto desligavam 44.182. Resultado: saldo positivo de 8.333 postos de trabalhos. Em termos proporcionais, a geração de empregos no município cresceu 46,80% na comparação com o mesmo período em 2020. Os sinais da recuperação foram mais fortes ainda no mês de junho, quando o parque industrial sorocabano foi o segundo que mais abriu vagas em todo o território paulista -- 962 --, perdendo apenas para as indústrias da Capital.

A recuperação do emprego no município de Sorocaba é celebrada não apenas por aqueles que buscavam uma colocação. Empresários e economistas ouvidos pelo jornal demonstraram otimismo na sustentabilidade da retomada, uma vez que o fenômeno vem ocorrendo amparado no crescimento paralelo do Produto Interno Bruto (PIB) de toda a Região Administrativa de Sorocaba. De acordo com a Seade, o total dos bens e serviços produzidos pelos 79 municípios da região cresceu 15,87% em valores absolutos no primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. O montante saltou de aproximadamente R$ 26 bilhões para R$ 30,2 bilhões. Também neste item a região alcançou protagonismo estadual, colocando-se em segundo lugar entre todas as 16 regiões paulistas. O PIB da região de Sorocaba ficou abaixo apenas da região de Campinas -- que registrou alta de 18,36% entre janeiro e março --, mas superou o da Região Metropolitana de São Paulo (11,42%), a média de todo o Estado (13,20%) e também o crescimento nacional (11,11%).

Sem dúvida, os números da economia sorocabana são motivos mais do que suficientes para amplos festejos no dia do aniversário do município, mesmo em meio à crise sem precedente provocada pela pandemia. No entanto, o que reforça a esperança na retomada do crescimento é o fato do sorocabano não ficar esperando a ajuda cair do céu nem se contentar em permanecer eternamente deitado em berço esplendido. Ao contrário, a proatividade e a criatividade do passado -- como demonstrado na revista comemorativa que acompanha a edição do Cruzeiro do Sul deste domingo -- se mantêm vivas. Isso ficou comprovado na sexta-feira (13), por meio da reunião de esforços da iniciativa privada e do setor público na campanha Retomada+.