Editorial
Para o cidadão não ficar falando sozinho
Prefeitura promete melhorias no canal de atendimento do telefone 156, que não tem dado conta da demanda
![Atualmente, ligações são recebidas por sistema antigo e manual](https://www.jornalcruzeiro.com.br/_midias/jpg/2021/07/30/156-734640.jpg)
Uma promessa que acaba de ser feita pela Prefeitura de Sorocaba é a esperança para que a população não fique falando sozinha na hora de fazer uma reclamação ou solicitar alguma coisa da administração pública. O Poder Executivo da cidade promete melhorar o serviço de atendimento do telefone 156 nos próximos meses. Segundo o órgão, atualmente as ligações são recebidas por um sistema antigo e manual, no qual muitas chamadas caem em sinal de ocupado, impossibilitando o correto atendimento dos munícipes. Infelizmente, isso é a pura verdade.
Nos últimos meses, este Cruzeiro do Sul tem recebido diversas reclamações de cidadãos sobre os problemas envolvendo o atendimento do 156. Na maioria, afirmam não conseguir entrar em contato com a administração pública por esse número.
As constantes reclamações chegaram ao conhecimento da administração e a Ouvidoria-Geral do Município passou a agir para promover a melhoria desse atendimento. O novo sistema deve ser mais moderno e ágil, contando com um programa PABX VoIP. Dessa forma, quem ligar com suas demandas será atendido automaticamente por uma secretária eletrônica, que já irá direcionar a ligação para o setor desejado, conforme a opção escolhida. Isso tudo segundo a prefeitura, claro.
De acordo com o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, atualmente o trabalho é feito por 10 telefonistas e, com esse novo sistema, contando com um direcionamento automático das ligações, a recepção do 156 se tornará mais rápida e efetiva.
Aliás, o bom funcionamento do 156 é fundamental para a população. Trata-se de um dos canais mais procurados pelos munícipes que buscam contatar a administração da cidade. Por mês, o serviço recebe cerca de 1,5 mil ligações, em atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os tipos de manifestações são solicitações, reclamações, denúncias, informações, sugestões e elogios. Entre os pedidos solicitados pelos cidadãos estão manutenção em iluminação pública, serviço de tapa-buraco e recapeamento, capinagem e roçagem em áreas públicas, fiscalização de terrenos particulares, regulação de consultas, exames e cirurgias, denúncias de focos do mosquito da dengue, entre outras.
Para se ter uma noção do volume e da demanda que isso representa, em 2020, foram 50.833 solicitações recebidas em todos os meios disponibilizados pela Central de Atendimento (156, site e WhatsApp). Segundo a Prefeitura de Sorocaba, das 17.785 solicitações feitas pelo 156 no ano passado, 17.667 foram respondidas e atendidas.
Conforme a Ouvidoria, todas as solicitações recebidas pela Central de Atendimento são, automaticamente, encaminhadas à secretaria competente para resposta e providências. O prazo para resposta é de 20 dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 10 dias corridos. Porém, nos últimos meses, isso certamente ficou comprometido por conta das falhas do 156 que dificultaram o contato dos munícipes por esse canal.
Enquanto lida com os problemas apresentados pelo número 156, a população também pode acessar a Ouvidoria-Geral pelos seguintes canais de atendimento ao munícipe: www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento (24 horas); WhatsApp (15) 99129-2426 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h); telefone (15) 3238-2446 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h); atendimento presencial nas Casas do Cidadão (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h); e Ouvidoria-Geral do Município, no 3º andar do Paço Municipal (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).
Que o serviço seja melhorado o quanto antes, para o bem da população.