Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Calor humano contra o frio

De acordo com as previsões meteorológicas, a cidade deve amanhecer com forte possibilidade de geada nesta quinta (29)

29 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Prefeituras de Sorocaba reforçou as ações para acolher moradores e animais de rua
A Prefeituras de Sorocaba reforçou as ações para acolher moradores e animais de rua (Crédito: Secom/Sorocaba)

Quando você, caro leitor ou leitora, estiver lendo essas maltraçadas linhas, muito provavelmente os termômetros estarão marcando baixas temperaturas em Sorocaba e região. De acordo com as previsões meteorológicas, a cidade deve amanhecer com forte possibilidade de geada nesta quinta-feira e temperatura mínima de apenas 2°C, que pode subir a 12ºC ao longo do dia.

Isso é resultado da entrada de uma massa de ar polar que causará frio intenso nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no sul da região Norte. Os primeiros efeitos dessa mudança climática já podem ser sentidos desde anteontem. A frente fria trouxe chuva para Sorocaba, onde caiu bastante água nos períodos de tarde e noite de terça-feira.

A chuva foi, inclusive, muito bem recebida pela população. Após semanas de estiagem, a água chegou para melhorar o ar seco que vinha predominando. Outro ponto bastante positivo foi em relação às queimadas. Nas últimas semanas, por conta da estiagem, houve um aumento considerável do número de queimadas em Sorocaba e região.

Inclusive com ocorrências em áreas próximas a condomínios, que levaram preocupação aos moradores. Além de contribuir para apagar o fogo e possíveis focos de incêndio, a umidade trazida pela chuva serve também para arrefecer as chances de queimadas nos próximos dias.

Voltando à friagem, ela não para por aí. Amanhã, a região deve enfrentar o dia mais frio da semana, segundo a previsão do tempo, e os termômetros podem chegar a dois graus abaixo de zero em Sorocaba. Eventualmente, em áreas de maior altitude, entre hoje e sábado, as temperaturas mínimas poderão ficar entre -6ºC e -8ºC.

A expectativa pela chegada dessa nova frente fria ao País foi tão forte que, nas últimas semanas, muitos áudios e mensagens pipocaram pelos grupos de mensagens com previsões alarmantes e exageradas -- inclusive algumas fake news de que a temperatura cairia para -20ºC na cidade de São Paulo e que iria nevar sobre a capital paulista. Não chegará a tanto, evidentemente, mas vai fazer frio, isso é fato. Portanto, é hora de se proteger.

Diante dessa situação, as prefeituras de Sorocaba e de algumas cidades da região, como Jundiaí, reforçaram as ações para acolher moradores e animais de rua. O atendimento social está sendo aprimorado com abordagens para oferecimento de vagas em abrigos, alimentação, higiene e roupas quentes.

Os animais de estimação que acompanham os moradores em situação de rua também serão acolhidos e poderão receber alimento, higiene e pernoite junto aos proprietários. Desde ontem, por exemplo, o período das abordagens sociais e o número de pontos compreendidos pelas operações do programa “HumanizAção Inverno” foram estendidos na cidade.

A população também pode contribuir com o programa, informando os locais onde há pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, pelos fones (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid).

A frente fria e o inverno estendido também podem ser encarados como uma oportunidade para a prática da solidariedade. Nem todo mundo possui um lar adequado para se abrigar ou roupas quentes para se proteger. E quem já passou frio na vida sabe como ele dói.

Congela o corpo e também a alma. Pode ser, portanto, um bom momento para fazermos aquela checagem no armário e desapegarmos de peças excedentes de inverno. Que tal deixar algumas dessas peças no carro e distribuí-las nas ruas a quem precisa? Ou então encaminhá-las às entidades sociais que necessitam de doações?

É hora de lembrar que, além de casacos e sopa, o calor humano também esquenta. E bastante.