Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Reconhecimento mundial a Sorocaba

Quarta colocação em ranking de cidades de melhor relação custo-benefício mostra força e potencial

22 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Publicação avaliou economicamente 210 cidades das Américas do Norte, Sul e Central e deu destaque a Sorocaba.
Publicação avaliou economicamente 210 cidades das Américas do Norte, Sul e Central e deu destaque a Sorocaba. (Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO / ARQUIVO JCS (5/2/2021)

Sorocaba acaba de ser brindada com uma citação extremamente positiva em um importante veículo mundial de comunicação. De acordo com matéria publicada na edição bimestral da revista Foreign Direct Investment Strategy, do grupo Financial Times, a cidade foi apontada como a quarta melhor das Américas para receber investimentos nos próximos anos, na categoria relação custo-benefício. No total, a publicação avaliou economicamente 210 cidades das Américas do Norte, Sul e Central.

O estudo foi elaborado com a ajuda de especialistas e classificou os municípios em cinco categorias: potencial econômico, acolhedora para novos negócios, capital humano e estilo de vida, conectividade e relação custo-benefício. De acordo com critérios da revista, Sorocaba foi ranqueada na categoria relação custo-benefício, disputando com outros 42 municípios de grande porte de todo o continente. O ranking englobava cidades com mais de 500 mil habitantes, além de Região Metropolitana entre um e dois milhões de pessoas.

Nessa categoria, à frente de Sorocaba ficaram apenas Assunção (capital do Paraguai), Rosário (Argentina) e Ribeirão Preto, também no interior paulista.

Os atributos de Sorocaba são muitos. A começar pela localização. Distante cerca de 100 quilômetros da capital, ela está perto de alguns dos principais centros consumidores do País, além de situar-se no eixo de duas das principais rodovias do Estado (Castelo Branco e Raposo Tavares). Do ponto de vista de negócios isso é fundamental. O escoamento dos produtos para os mais diversos destinos é bem facilitado, diminuindo o custo da logística das grandes produtoras de bens e serviços. Um dos principais exemplos é a fábrica da Toyota, que envia carros produzidos aqui para diversos países.

Outro fator que certamente contribuiu para essa posição de destaque no ranking foi a diversidade de cadeias produtivas, o que atrai empresas e mantém a cidade no radar. No âmbito internacional, Sorocaba está enquadrada na categoria “cost effectiveness”, que vê o custo-benefício no aporte de investimentos, o que significa dizer que a cidade está bem classificada na efetividade ou rentabilidade desses investimentos e que investir na cidade vale a pena pois há retorno.

Aqui, observa-se também qualificação de mão de obra nos níveis estratégico, tático e operacional, o que influencia no retorno dos investimentos, pois gera produtos e serviços de boa qualidade, com menos retrabalho e penalidades geradas por não atendimento às expectativas.

Além de seu viés industrial, Sorocaba também é destaque na vocação empreendedora. Dados do governo federal colocam o município na segunda posição, entre os cinco de mesmo porte no Estado, que mais formalizam microempreendedores individuais (MEIs). São eles: Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos, Osasco e Santo André. O resultado é que atualmente mais de 70% das empresas estabelecidas na cidade são de micro e pequeno porte.

Fora as características já citadas, é preciso destacar ainda a qualidade de vida. Sorocaba possui, por exemplo, um custo de vida menor em relação às cidades do mesmo porte, como São José dos Campos. E como foi pontuado pelo economista e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Sorocaba, Geraldo Almeida, “quanto maior a satisfação da população, maior a produtividade; quanto maior o conceito empreendedor, maior o entendimento do mercado; quanto maior a diversidade econômica, maior a possibilidade de fornecimento de produtos e serviços”.

O desafio agora é preparar Sorocaba para os próximos passos, a indústria 4.0, com avanço tecnológico, tecnologia de ponta e inovação. Para isso, o município conta com o Parque Tecnológico (PTS) e o recém-inaugurado Centro de Excelência em Tecnologia 4.0. É preciso que as médias e pequenas empresas se preparem para esse novo cenário de alta tecnologia e inovação.

Enfim, a classificação de Sorocaba foi um reconhecimento internacional de uma das revistas mais respeitadas do mundo, ou seja, um aval importante. Ela ratifica todo o potencial da cidade e serve como injeção de ânimo para sorocabanos e não sorocabanos que aqui estão seguirem lutando, trabalhando, investindo e consumindo na região. Dessa forma chega-se a um círculo virtuoso que gera investimentos, gera empregos, gera melhoria da qualidade de vida e tudo isso reflete na atração de novos investimentos. Portanto, numa vida melhor para todos.