Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Pandemia não é desculpa para descuidar da saúde

Desde que respeitem os protocolos para reduzir os riscos de contágio, as pessoas devem manter em dia os tratamentos e os exames preventivos contra as demais enfermidades

11 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

A devastação provocada em todo o planeta pela pandemia de Covid-19 vai muito além das 3,5 milhões de vidas perdidas -- 531 mil só no Brasil -- diretamente para o impiedoso Sars-CoV-2. Lamentavelmente, o saldo de quase um ano e meio de predomínio do novo coronavírus é ainda mais trágico porque muitas pessoas, movidas pelo pânico de se contaminarem, abandonaram cuidados básicos com a saúde. Prova disso são a drástica redução do índice de imunizações contra outras doenças, a interrupção de tratamentos e a suspensão de exames preventivos e de diagnóstico. Na semana que passou, o Cruzeiro do Sul confirmou em Sorocaba pelo menos dois exemplos dessa temerária realidade: cobertura vacinal de apenas 63,51% do público-alvo contra a gripe -- H1N1-- e aumento considerável dos casos de dengue -- o primeiro semestre de 2021 registrou 64% do total de resultados positivos do ano anterior inteiro.

Diante das proporções catastróficas da pandemia em todos os setores da vida humana, é compreensível que a população ainda tente entender como é possível manter os cuidados com a saúde diante de tantas mudanças na rotina. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as instituições responsáveis pelo enfrentamento da crise sanitária em todos os países afirmam, com base em dados comprovados cientificamente, que, desde que se adote os protocolos de segurança indicados para reduzir os riscos de contágio, as pessoas devem manter em dia os tratamentos e os exames preventivos contra as demais enfermidades.

Especialistas destacam que, além de cuidados com o distanciamento, uso de máscara e higienização, não se pode esquecer que o nosso próprio sistema imunológico é o principal responsável pelo combate às doenças. Assim, um dos cuidados com a saúde consiste em fortalecer as defesas do organismo. Apostar em uma alimentação saudável é um hábito que pode ajudar também no controle de outras condições adversas, como pressão alta, colesterol, diabetes e obesidade.

Com a mudança na rotina, também é natural que grande parte das pessoas comece a sentir os efeitos da pandemia e da necessidade do distanciamento social. Por isso, não devemos esquecer dos cuidados com a mente neste momento. Entre os cuidados com a saúde mental elencados pelos especialistas estão: praticar o autocuidado, separando um tempo para zelar de seu corpo e mente, cultivando hábitos prazerosos durante a rotina; aproveitar o momento para se conectar com familiares e amigos por telefone ou internet; buscar ajuda profissional, caso esteja enfrentando dificuldades -- é possível agendar consultas com psicólogos virtualmente -- ; evitar informações de origem duvidosa -- as maléficas fake news -- que possam prejudicar o emocional; e estabelecer uma rotina, planejando atividades diárias com horário e lista de tarefas.

Ainda que não seja recomendado sair de casa, praticar atividades físicas regularmente é outro cuidado sugerido pelas autoridades da área de saúde. Respeitando os limites individuais, a prática de exercícios pode ser realizada dentro de casa, com pequenas caminhadas e ginástica localizada.

Além do risco que a Covid-19 traz para o organismo, outras doenças também podem ser fatais quando não tratadas ou diagnosticadas. Entre os problemas previstos por especialistas durante o período de pandemia estão a descontinuidade de tratamentos e também a falta de diagnóstico para o câncer, doenças cardíacas e crônicas. Isso porque muitas pessoas ainda estão deixando de comparecer a hospitais, clínicas e consultórios por medo da contaminação ou pela falta de atendimento devido ao remanejamento de alguns setores para ampliar a cobertura de pacientes com Covid-19. Vale lembrar que a detecção precoce de doenças ainda no estágio inicial permite que o tratamento tenha eficácia integral, aumentando as chances de cura.

Todos esses aspectos mostram que ao encarar a pandemia do coronavírus de maneira mais ampla, além das implicações imediatas, enxergamos os diferentes prejuízos à saúde que ela oculta. Com esse conhecimento, podemos adotar cuidados com a saúde essenciais não apenas para evitar a Covid-19, mas também prevenir outras enfermidades e melhorar a qualidade de vida, mesmo em um momento tão complicado.